Anunciar

Vale do Minho Segunda, 04 de Junho de 2018

Compartilhe

Bacalhau à Lagareiro: a fartura do azeite

Vale do Minho

Natureza, cultura e história.

Chef Bruno Monteiro no Minho

No noroeste de Portugal encontra-se a tradicional Província do Minho, uma das regiões lusitanas mais belas e onde a natureza impera em todo o vale, proporcionando momentos agradáveis e inesquecíveis. As magníficas condições naturais dos rios Minho e Lima favorecem a prática de esportes fluviais, como a descida do rio em caiaque, a canoagem, o mergulho, o remo e a vela. 

Também, as praias atlânticas permitem a prática de desportos náuticos como o surf, o windsurf, o kitesurf e o bodyboard. O Vale do Minho é ainda reconhecido internacionalmente por sua cultura, história, tradição, gastronomia, vinhos, população afável e acolhedora.  Por todo o território há uma riqueza patrimonial que merece uma visita, desde os testemunhos pré-históricos, passando pelas épocas de romanização, atravessando a Idade Média, enriquecendo com a expansão marítima, desembocando no barroco alimentado pelo ouro brasileiro, passando pelas fases conturbadas dos séculos da restauração até a atualidade.

É sem dúvida uma região que merece ser visitada e percorrida de forma calma para absorver toda a identidade de um povo presente numa natureza deslumbrante. Recomendo em especial uma visita aos castelos de Melgaço e a Valença.

Identidade gastronômica

A gastronomia do Vale do Minho é muito rica e está na corrida para entrar oficialmente na “Região Europeia Gastronômica”, título atribuído a lugares relevantes com dotes culinários na Europa. Gastronomia é patrimônio, cultura e tradição para essa região. A sua preservação significa manter as tradições mais ancestrais que marcam a identidade de um povo, e comer e beber bem é significado de hospitalidade. Saborear a gastronomia do Minho é isso tudo e muito mais. A refeição típica do Minho passa por legumes saborosos, carnes de animais criados em casa ou lampreia pescada pelos locais são usados num sem número de pratos, ladeados por sobremesas de receitas conventuais de doçaria regional. Com um bom vinho verde, pode-se comer ainda um delicioso Bacalhau à Minhota e à Lagareiro, as famosas papas de sarrabulho acompanhadas de rojões, o cozido à portuguesa assim como um delicioso arroz doce, aletria, sonhos e pão-de-ló.

Bom apetite

Retiro da Cabreira

Escondido numa aldeia tipicamente Minhota, esse restaurante só utiliza produtos da região.  Lareira acesa, boa música de fundo um vinho sugerido pelo dono do restaurante, a dica é o bacalhau e o polvo assados na brasa, delicioso. Qualidade e quantidade na medida certa.

Rua do Imigrante, 102. Pinheiro. Portugal.

Duque de Caminha

Num belo e antigo edifício, serve amêijoa-boa, rodovalho grelhado no carvão, sargo da pedra no forno, arroz de lavagante, posta mirandesa, pá de cordeiro no forno, caça e, para sobremesa, tarte tatin, tarte de pera e pudim com canela e vinho do Porto. Muito boa garrafeira.

Rua Ricardo Joaquim de Sousa, 111. Caminha. Portugal.

Bacalhau à Lagareiro

Chef Bruno Monteiro

Ingredientes

4 postas de bacalhau grosso (600g)

200ml de leite

4 dentes de alho

1 limão

2 ovos

Farinha de rosca temperada

2 colheres de sopa de manteiga ou de margarina

400ml de azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Corte o bacalhau em quadrados grandes e ponha de molho durante 24 horas, mudando a água duas ou três vezes. Uma ou duas horas antes de se cozinhar, escorra o bacalhau, cubra com o leite e tempere com os dentes de alho laminados, sal, pimenta e suco de limão. Em seguida escorra e passe os filetes de bacalhau pelos ovos batidos e pela farinha de rosca e coloque numa frigideira de barro ou própria para forno. Sobre cada filete coloque uma nozinha de manteiga ou de margarina. Coloque o azeite na frigideira (não cobrir o bacalhau) juntamente com duas colheres de sopa do leite que serviu para temperar o bacalhau. Asse no forno regando de vez em quando com o molho. O bacalhau deve ficar bem dourado. Sirva quente com batatas coradas, azeitonas e brócolis cozido.

Rendimento

seis pessoas


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: