Anunciar

Tailândia Quarta, 31 de Outubro de 2012

Compartilhe

Pad Thai: saboroso e criativo

Cabeça aberta talvez seja a principal característica de quem escolhe a Tailândia como destino. Principalmente os apreciadores de boa comida. E os destinos certos para este tipo de viajante são os floating markets (mercados flutuantes). Há pelo menos quatro em Bangkok: Taling Chan Market, Bang Ku Wiang Market, Tha Kha e Damnoem Saduak. Nesses locais, produtores colocam suas frutas, verduras, legumes e comidas nos barcos e os comercializam. Pode-se tomar água de coco, experimentar a comida local e apreciar a paisagem.

A mente aberta se refere ao fato de os tailandeses comerem gafanhotos e escorpiões, considerados iguarias. O doce de arroz servido quente em folha de bananeira, porém, é o prato que encanta os turistas. Mas quem quiser encarar os tais mercados flutuantes têm de madrugar: ocorrem entre 4h e 7h da manhã. A boa notícia é que a aurora tailandesa é uma das mais belas do mundo.

Andar de tuk tuk, as bicicletas motorizadas, também é uma experiência pela qual qualquer turista tem que passar no país. Além dos maravilhosos templos como Wat Pra Kéo (Templo do Buda da Esmeralda), Templo da Aurora, Wat Pho (Templo do Buda Deitado), não se pode deixar de visitar a Jim Thompson's House - casa do mais importante mercador de seda do país -; e as estonteantes praias Phuket, Krabi e a Ko Pha Ngan.

Pad Thai

Apesar de ser uma das mais saborosas e criativas do mundo, a culinária tailandesa é pouco explorada no ocidente. Um dos pratos mais tradicionais é o pad thai. Trata-se de um macarrão de arroz com legumes e camarão de sabor adocicado e penetrante. O preparo guarda alguns segredos, como fazê-lo com ingredientes frescos. Depois, cozinhar o macarrão na água fervente já com a panela desligada. Os molhos são o trunfo: de peixe (nam pla) e a pasta de tamarindo. 

Ingredientes

1 pacote de macarrão de arroz nº3 ou nº5

100g de camarão descascado

1 colher (sopa) rasa de açúcar

2 colheres (sopa) de molho de peixe

2 colheres (sopa) de amendoim moído

¼ xícara de cebolinha cortada

¼ de xícara de folhas de coentro

3 colheres (sopa) de água de tamarindo (polpa de tamarindo diluída em água)

1 colher (chá) de pasta de pimenta sriracha (ou 4 rodelas de pimenta dedo-de-moça)

1 xícara de repolho cortado em julienne

1 alho picado

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

Omelete simples feito com 1 ovo (cortado em tiras)

Preparo

Coloque o macarrão de molho em água fria por 1 hora. Cada pacote rende 4 porções de 150 gramas: aqueça um wok ou frigideira grande, coloque o óleo e deixe dourar os alhos. Frite os camarões e acrescente o macarrão e o repolho. Adicionar todos os ingredientes, exceto a omelete, e misture tudo.

Fonte: Chef David Zisman, do Nam Thai. 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: