Anunciar

Roma Segunda, 23 de Abril de 2018

Compartilhe

Spaghetti Cacio e Pepe: a tradição romana do queijo e da pimenta

Chef Bruno Monteiro em Roma

Roma

A Cidade Eterna.

Conhecida como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens do rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as sete colinas: Palatino, Aventino, Capitólio (Campidoglio), Quirinal, Viminal, Esquilino e Célio. No interior da cidade encontra-se a Cidade do Vaticano. Rodeada de histórias, museus e restaurantes incríveis, mesmo se você se perder, acabará encontrando um lugar pitoresco, romântico ou um charmoso restaurante.

Os pontos principais são o Coliseo, as Igrejas de Santa Maria Maggiori e a Basílica de San Pietro, que pode ser visto junto com o Museu do Vaticano, onde está a Capela Sistina. Não esqueça ainda do Castel Sant’Angelo, do Panteão e da Fontana Di Trevi, onde você tomará o melhor gelato de toda sua vida, bem na frente da praça em uma portinha amarela.

As diversas piazzas romanas são um destaque à parte, com os mais diversos tipos de esculturas, utilidades e histórias: na Del Poppolo, você terá a vista para o obelisco da cidade; Na Navona, a famosa Fonte dos Quatro Rios; Na Di Spagna, estão os famosos degraus que levam à Igreja de Trinita dei Monti e, por fim, a Venezia, tem em seus arredores a Igreja de São Marcos e o Pallazo Venezia. Imperdível!

Aromas e sabores romanos

Roma surpreende pelos aromas e sabores, principalmente pela típica gastronomia romana. Minha primeira dica de restaurante é o Tiepolo (Via Giovanni Battista Tiepolo), um restaurante pequenininho, com saborosos, como a saltimbocca e o spaghetti Cacio i Pepe. A segunda dica é outro lugar que fui mais de uma vez: Alfredo Ed Ada (Via dei Banchi Nuovi na Piazza Navona com Campo de Fiori). O restaurante é aconchegante e minúsculo. Está em atividade há 60 anos. As mesas são cobertas com toalhas de papel e o menu, inalterado no tempo, conta com amatriciana, carbonara, almôndegas com molho de tomate e vinhos da casa. Minha terceira e última dica é o Perilli al Flaminio (Via Cesare Fracassini), um aconchegante restaurante familiar. Com pratos bem servidos e serviço caseiro, a família administra a casa há mais de 40 anos. Entre os pratos executados com perfeição, a sugestão é a flor de abobrinha (Fiori di zucca friti), o supli (um bolinho de arroz de risoto recheado com pecorino) e o carbonara.

Spaghetti Cacio e Pepe

(Chef Bruno Monteiro)

Ingredientes

400g spaghetti

200g de pecorino romano ralado

Pimenta do reino preta moída na hora

1 colher de sopa de azeite extra virgem

sal

Preparo

Rale o queijo em uma tigela e coloque uma panela de água com um pouco de sal. Quando a água ferver despeje o macarrão e deixe cozinhar por alguns minutos. Retire umas duas xícaras de água do macarrão, despeje na tigela com o queijo e misture bem com um garfo até ficar cremoso. Agora pegue uma frigideira grande, coloque o azeite e coloque-o no fogo. Escorra o macarrão, reservando o líquido. Quando estiver quase al dente (cerca de dois minutos antes do cozimento final) e despeje na panela. Adicione o creme de queijo que você tiver preparado e um pouco da água do cozimento. Cozinhe o espaguete na panela, adicionando gradualmente água do macarrão, mexendo sempre. Desta forma, é para cozinhar a massa como um risoto. Isso vai trazer uma grande quantidade de amido, e formar, juntamente com o molho de queijo derretido, um creme que é a característica fundamental deste prato. Termina de cozinhar na panela sem que fique muito seco (o espaguete deve ser cremoso) e tempere com bastante pimenta do reino moída. Sirva a seguir, pois é uma comida para fazer e servir.

Nota

O segredo do spaghetti Cacio e Pepe é o equilíbrio entre o queijo e a água de cozimento: os ingredientes têm de estar amalgamados, para formar um creme, típico dele. Então, se você ainda estiver misturando os ingredientes e notar a presença da água do cozimento, adicione um pouco queijo ou se o macarrão estiver muito seco, coloque um pouco de água até conseguir a consistência certa.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: