Anunciar

México Segunda, 17 de Setembro de 2018

Compartilhe

Enchilada com slasa verde: uma descoberta mexicana com pimenta na medida

Chef Bruno Monteiro no México

O México é sempre uma surpresa. Comece a viagem por Cancún, lugar turístico e com algumas atrações imperdíveis, como as ruínas de Tulum. Apenas a 130 quilômetros ao sul de Cancún, Tulum parece situar-se em outro planeta. Faz-te voltar no tempo onde os maias habitavam um conjunto de templos e palácios construídos por volta de 1400. São resquícios do final da civilização maia, povo que dominou a península de Yucatán por sete séculos.   

Depois vá à ilha de Cozumel, pois é um paraíso na terra, mas sem muitas coisas para fazer fora do resort. Atente-se aos shoppings que fecham em horários de cruzeiro, pois lá é um porto além de tudo. Já a Cidade do México, capital dos Estados Unidos Mexicanos e a 12ª cidade mais populosa do mundo. A cidade tem uma altitude de quase 2.300 metros e muita riqueza cultural, além de um transporte público de qualidade, com tarifas decentes.

A cidade é limpa e arborizada. O trânsito é pesado, mas que não para como São Paulo, além de alguns restaurantes incríveis. Passeios que valem a penas ser feitos são o Palácio de Belas Artes onde o mural do famoso Diego Rivera está instalado e o Museu Frida Kahlo que funciona na casa onde a artista morou com Diego. Ricos em detalhes e muito profundos esses museus têm visitas guiadas gratuitas que valem à pena. Outro passeio incrível são as pirâmides do sol e da lua de Teotihuacan, que pode ser feita com reserva no seu hotel ou previamente com pacotes. Leva um dia inteiro e geralmente vem casada com a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, segunda maior visitada do mundo.

Coloridos e Diversificados

É comum imaginar alimentos apimentados quando se pensa no México. Porém, a culinária mexicana usa muitos queijos feitos em fazenda, tipo o nosso fresco, muito coentro e ervas frescas, além de frutas e temperos em pó. A maior parte da comida mexicana de hoje é baseada na tradição nativo americana, incluindo astecas e maias, combinadas com a culinária introduzida pelos colonizadores da Espanha. Quesadillas, por exemplo, é uma tortilla de milho ou farinha de trigo com queijo, bife, frango, porco etc. A parte mais nativa desse e de outros pratos tradicionais é a pimenta. Comidas como essas tendem a ser bem coloridas por causa da grande variedade de vegetais e carnes na culinária mexicana.

Existem inúmeros pratos tradicionais da comida mexicana, mas alguns me chamaram mais a atenção no restaurante de mariachis (grupo musical típico mexicano) chamado Tenampa, que fica na Praça Garibaldi, berço dos mariachi na capital. Foram os chicharrones e a enchilada com salsa verde. O chicarron é a pele do porco frita em óleo fervente. Sim, a princípio parece estranho, mas quando recebemos o prato, me surpreendi, pois parecia um salgadinho de bacon gigante. Muito saboroso. Já a enchilada tem pimenta na medida certa e é muito delicioso também. 

Enchiladas de Frango com Salva Verde

(Chef Bruno Monteiro)

Ingredientes

8 tortilhas de milho

½ kg de peito de frango cozido e desfiado

½ kg de queijo fresco ralado

Salsa Verde

½ kilo de tomates verdes sem pele.

2 pimentas jalapeño sem sementes

2 dentes de alho grandes picados

1 cebola grande picadinha

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de cominho

1 xícara de caldo de galinha

1colher de sopa de suco de limão

½ xícara de salsinha picada

2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Preparo

Leve uma panela de água e sal para ferver. Adicione os tomates e o jalapeño e cozinhe por 5 minutos. Enquanto os tomates e o jalapeño cozinham, aqueça uma colher de azeite e doure por 5 minutos a cebola. Adicione o alho, o orégano, o cominho e a salsinha e deixe cozinhar por 3 minutos. Transfira tudo para um liquidificador e adicione ¼ de xícara de caldo e o suco de limão. Bata bem até ficar tudo homogêneo. Limpe a panela e adicione o restante do azeite. Despeje o conteúdo do liquidificador e cozinhe mexendo sempre, lentamente adicionando o caldo de galinha. Cozinhe por 5 minutos.

Enchiladas

Aqueça as tortilhas na boca do fogão ou no microondas para ficarem mais molinhas. Recheie com frango e enrole, formando rolinhos largos. Arrume em um refratário e, quando terminar, jogue a salsa verde por cima, e adicione o queijo por cima. Leve para gratinar e voilá! Está pronto.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: