Anunciar

Mendoza Quarta, 11 de Julho de 2018

Compartilhe

Empanadas mendocinas: os estofados de carnes

Mendoza

Os caminhos do vinho e muito mais

Chef Bruno Monteiro em Mendoza

As vinícolas, sem dúvida, são o grande atrativo de Mendoza, no oeste da Argentina. Nos chamados "Caminhos do Vinho", é possível degustar os mais diferentes tipos e conhecer o processo de suas fabricações, percorrendo parte das mil bodegas locais para entender por que seu sabor é, às vezes, tão apurado.

Porém, nem só de vinho vive a região. Por estar localizada ao pé da Cordilheira dos Andes, Mendoza, com seu clima seco e céu quase sempre ensolarado, é também sede de estações de esqui como Los Penitentes, uma das maiores; e Las Leñas, a mais famosa. A viagem é indicada por ser tranquila, prazerosa e "saboreável", além de oferecer oportunidades raras de conviver em paisagens tão grandiosas e contrastantes num mesmo piscar de olhos.

Já a cidade de Mendoza, com pouco mais de 1 milhão de habitantes, tem dois cassinos e diversidade de atrações culturais. Vale a pena conhecer sua riqueza arbórea com suas belas praças e parques. Para ter uma visão geral da cidade, visite o Cerro da Gloria; a vista de Mendoza é panorâmica e o pôr do sol, um espetáculo à parte. Para chegar é preciso passar - ou passear - pelo Parque General San Martín, o maior da América Latina.

De churrasco a pequenos cafés

A cozinha típica de Mendoza é muito similar ao do resto da Argentina, com forte influência europeia, principalmente do Mediterrâneo. Os assados argentinos são famosos no mundo todo, e entre as especialidades locais se destacam os “estofados” de carne e as “tortitas raspadas”. A "parrillada" faz parte do cardápio típico para turistas. O filé argentino (lomo) é o destaque, mas há também excelentes opções de massas devido à forte herança italiana. Em Mendoza, o panorama gastronômico é único e muito diverso, abrange todos os estilos, desde churrascos e pequenos cafés, até restaurantes gourmet e adegas de grande categoria. As compotas de frutas e leguminosas de fabricação caseira fazem parte da tradição mendocina do plantar-colher-produzir e consumir. Já as empanadas são recheadas com carne cortada à mão em pequenos cubos e guisada com gordura de carne (de vaca ou de porco) e vários condimentos; opcionalmente, podem também levar azeitonas, passas de uva e ovo cozido.

Buen provecho

Azafran Restó

O ambiente lembra um antigo armazém. Os pratos remetem ao melhor da comida argentina. Presuntos crus, embutidos, queijos, azeites deliciosos e vinhos bem harmonizados (são mais de 450 rótulos) abrem o cardápio para o excelente menu, com carnes e frutos do mar inspirados na cozinha patagônica.

Avenida Sarmiento 765. Mendoza. Argentina

Mun@Casarena

Surpreendente, pela fusão das culinárias argentina e asiática, o restaurante do chef Mun é único! Em meio aos vinhedos da bodega Casarena, o moderno prédio foi desenhado para permitir que os clientes tenham vista privilegiada dos vinhedos e do Cordón del Plata. O cardápio também impressiona.

Brandsen 505, Perdriel, Lujan de Cuyo. Mendoza. Argentina.

Empanadas mendocinas

Chef Bruno Monteiro

Ingredientes

Massa

3 xícaras de trigo

1 gema

½ xícara de banha ou manteiga ou uma mistura de ambos

De ¾ a 1 xícara de leite quente

½ colher de sopa de sal

Preparo

Massa

Misture o trigo e o sal num processador de alimentos, bata tudo até misturar bem. Adicione a banha ou manteiga, misture bem. Adicione a gema e o leite aos poucos, bata até começar a formar uma massa. Faça duas bolas, amasse até virarem discos e coloque na geladeira por cerca de 30 minutos. Em uma superfície com trigo abra a massa deixando-a bem fina e corte discos para as empanadas (pode usar moldes ou um prato pequeno). Use os discos de empanadas imediatamente ou guarde na geladeira até usar.

Recheio

Coloque a carne moída, a páprica, a pimenta, o cominho e o sal numa tigela grande, misture todos os ingredientes e deixe descansar até a hora de usar. Derreta a banha em uma frigideira, adicione a cebola e o sal, cozinhe até a cebola ficar macia, cerca de 8 minutos. Adicione a mistura de carne à cebola e cozinhe em fogo médio até a carne estar no ponto, mexendo frequentemente. Deixe a carne esfriar e misture a cebolinha e o orégano. Para montar as empanadas coloque uma colher da carne no centro de cada disco, adicione uma fatia do ovo e da azeitona. Pincele as bordas dos discos de empanadas com clara de ovo, você também pode usar água, mas a clara de ovo é uma cola natural que ajuda a fechar as empanadas. Dobre os discos de empanadas e cole as bordas gentilmente usando os dedos, vire e dobre as bordas com os dedos, e como o passo final use um garfo para apertar e terminar de selar as empanadas. Pincele suavemente as empanadas com a gema; isso dará um toque dourado quando assarem. Deixe as empanadas descansarem na geladeira por aproximadamente 30 minutos ou até poder assar. Pré-aqueça o forno a 200 ºC por aproximadamente 25 minutos. Sirva quente com molho de chimichurri ou outros molhos.

Rende

20 empanadas médias ou 30 pequenas


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: