Anunciar

Louisiana Quinta, 01 de Março de 2018

Compartilhe

Jambalaya: a típica paella de New Orleans

Chef Bruno Monteiro em Lousiana

Lousiana

A França americana.

Durante as minhas andanças pelos Estados Unidos, me encantei de imediato com New Orleans, no Estado da Louisiana. Com mais de um milhão de habitantes, é famosa pela sua culinária cajun e sulista, muito influenciada pela gastronomia clássica francesa. Com diversas opções de entretenimento, que vão dos festivais de jazz às aulas de culinária crioula, as cores e os sabores explodem na cidade, principalmente, em seu maior evento: o Mardi Grãs, festa muito parecida com o nosso Carnaval.

Famoso pelo seu estilo particular, New Orleans, nas duas primeiras décadas do século 20, foi um caldeirão musical de estilos musicais. A música africana ainda era proeminente, com tambores e dança, algumas das poucas liberdades permitidas aos escravos antes de emancipação. O ragtime era popular, com seu up-time e ritmos sincopados, que tiveram profunda influência sobre estilos posteriores. Mitos da música, como Louis Armstrong, beberam muito dessa água. Portanto, não tem como não visitar os famosos clubes de jazz que a cidade possui. Dois endereços, em especial, valem a pena conhecer: o Preservation Hall (726 St. Peter Street) e o Fritzel's (733 Bourbon Street).

Robusta e Refinada

A cozinha cajun é conhecida como "robusta", pois utiliza molhos mais escuros e gordura animal. Já a creole é uma culinária mais refinada, à base de cremes, manteiga e tomate. As duas possuem características de cozimento longo e utilizam cebola, salsão, pimentão, cebolinha e salsinha. A cozinha cajun-creole tem a marca da história da região pela presença de diferentes povos e culturas. Seus pratos mais representativos são o gumbo (ensopado com quiabo e camarões) e o jambalaya, que pode ser feito na versão creole (com tomate) e no estilo cajun (sem tomate). O gumbo é um prato entre um guisado e uma sopa grossa, que recebe carnes (camarão, frango e linguiça) e pode ser engrossado de três maneiras: com o clássico roux francês, com quiabo picado e com uma farinha de uma planta típica da região chamada sassafrás. O prato é consumido com o arroz branco. Já o jambalaya é uma espécie de paella típica de New Orleans, talvez exemplo da contribuição que a cultura espanhola acrescentou à cultura negra de Louisiana, em que os principais ingredientes são, além do típico arroz, frango, presunto cru, lagostins e muita pimenta: pimenta-do-reino moída, curry e cayena também moída. Para saborear essa delicias, recomendo três restaurantes que fui e aprovei: o Antoine's (713 St. Louis Street), o Arnaud's (813 Bienville Ave) e o Galatoire's (209 Bourbon Street).

Jambalaya

(8 porções)

Chef Bruno Monteiro

Ingredientes

1 cebola grande

1 quilo de camarões médios

1 folha de louro

1 ¼ litros de água

2 colheres de óleo de canola

500g linguiça fresca picante

1 dente de alho

1 pimentão verde

1 colher de sopa de tomilho

12 tomates maduros picados em cubos pequenos sem pele e sem sementes

2 xícaras de arroz

½ colher de chá de pimenta caiena

1 xícara de chá de salsinha picada

Preparo

Aqueça um fio de óleo numa panela média, doure 1/3 de uma cebola grande picada. Junte as carcaças de 1 quilo de camarões médios e uma folha de louro. Deixe mudar de cor, e acrescente 1.250 l de água. Deixe ferver e conte 20 minutos. Peneire e reserve. Aqueça um pouco de óleo numa panela, doure 500 g de linguiça fresca picante em rodelas finas. Acrescente a cebola restante, o dente de alho picadinho, o pimentão verde em cubos pequenos, uma colher (sopa) de tomilho. Deixe perfumar, acrescente os 12 tomates maduros em cubos pequenos, sem pele e sem sementes, meia colher (chá) de pimenta caiena e os camarões. Espere mudar de cor, adicione duas xícaras (chá) de arroz branco, lavado e escorrido, o caldo do camarão, sal e cozinhe por mais 20 minutos, até que o arroz esteja macio, mas solto. Desligue o fogo, junte uma xícara (chá) de salsinha picada, aguarde 5 minutos e sirva.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: