Anunciar

Lima Segunda, 16 de Abril de 2018

Compartilhe

Ceviche tradicional limenho: o sabor andino

Chef Bruno Monteiro

Lima

A jóia gastronômica da américa do sul

Bom garfo. A expressão define muito bem o que é ser peruano, pois designa todos aqueles que se entregam aos prazeres da boa comida e descreve perfeitamente o povo que tem, entre seus costumes mais arraigados, o hábito de cozinhar e comer bem. Esse foi o panorama que me deparei ao chegar a Lima, a capital do Peru.

Os imigrantes italianos trouxeram o tomate e as massas. Os chineses e os japoneses, o arroz e o shoyo. Os espanhóis, as galinhas e o limão. A mistura étnica não poderia ter resultado numa gastronomia mais interessante.

Aliado a isso, a posição geográfica do Peru, que engloba 84 dos 114 ecossistemas existentes do planeta, garante os ingredientes mais diversos vindo do mar, do alto dos Andes e da selva amazônica, o que encanta o paladar de qualquer um com seus ceviches, causas e lomos. Sem contar lugares exóticos com imensa riqueza cultural, paisagens deslumbrantes e um ritmo charmoso e boêmio.

Contrates e diversidades

Com seus contrastes e diversidade, Lima é definitivamente o melhor lugar para se provar a culinária peruana, pois além de ter sido eleita a capital gastronômica da América do Sul, durante o congresso internacional de gastronomia Madri Fusion, a cidade foi escolhida pela renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu para sediar a sua primeira filial no continente. A gastronomia tão forte foi capaz de proporcionar a criação da Casa de La Gastronomia (em Camaná, Lima‎), um museu muito bem organizado sobre todos os aspectos da culinária. Portanto, não deixe de dar uma passadinha por lá.

Buen Provecho

Restaurante Astrid & Gastón

Estrela da culinária neoandina, que resgatou e internacionalizou os pratos tradicionais.

Cantuarias 175, Miraflores – Lima.  

Restaurante Pedro Solari

Tradicional cevicheria feita pelo chef com mais de 70 anos de experiência com o prato.

Cahuide, 995, Jesus Maria – Lima.

Ceviche tradicional limenho

Ingredientes

1kg de filé de peixe branco, sem pele e sem espinhas

1/2kg de cebola roxa, fatiada muito fina

1 copo de suco de limão (ou o suficiente para cobrir o pescado)

2 dentes de alho bem amassadinhos

2 pimentas frescas (dedo de moça) fatiadas muito finas

Sal a gosto

1 pitada de noz moscada

Cominho (opcional)

Preparo

Corte o peixe em pedaços pequenos, coloque em uma tigela e salpique com o sal. Cubra com o suco de limão e espere por 10 minutos. Junte a cebola, o alho e a pimenta. Misture bem e deixe repousar por 30 minutos. Em um prato de sobremesa, com uma folha de alface, coloque o ceviche no centro, uma fatia de batata doce cozida (camote) e uma rodela de milho verde cozido (choclo). Opcionalmente, pode-se salpicar coentro bem picadinho.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: