Anunciar

Dubai e Abu Dhabi Segunda, 03 de Dezembro de 2018

Compartilhe

Shawarma: a delícia árabe de Dubai

Dubai e Abu Dhabi

A imponente supremacia

Chef Bruno Monteiro

Dubai e Abu Dhabi, duas cidades expoentes dos Emirados Árabes Unidos, já são consideradas um dos principais polos turísticos do mundo. A força dos petrodólares transformou esse pequeno país na essência suprema da riqueza, da ostentação e do que há de melhor em tecnologia da construção, desenvolvimento e infraestrutura.

Prova disso são os exuberantes prédios Burj Al Arab e Burj Khalifa, o maior do mundo. Merecem uma visita. É simplesmente imperdível. Já que está por lá, aproveite para comer nos restaurantes de ambos, programa essencial para os amantes da boa mesa, e para passear no Mall of the Emirates, um gigantesco centro de compras que tem até uma pista de esqui dentro.

E não deixe de visitar o tradicional mercado de temperos e de ouro (Gold e Spice Souk). Já na vizinha Abu Dhabi a dica é dar um pulo na Mesquita Sheikh Zayed, um lindo templo, ao Ferrari World, um complexo automobilístico ao lado do deslumbrante autódromo de Fórmula 1, e ao requintado Palácio da Cidade. Uma dica: antes de embarcar nessa aventura leia um pouco sobre o islamismo para entender e respeitar suas tradições. O estilo de vida nos Emirados Árabes é impactante, mas ao mesmo tempo muito interessante.

De tudo um pouco

Terra de exóticos e bilionários sheiks, os Emirados Árabes Unidos possuem pouca tradição culinária. A gastronomia típica da região é inspirada na cozinha dos demais países do Oriente Médio, especialmente aqueles mais próximos, como o Líbano e o Irã. Além disso, em razão da grande quantidade de estrangeiros vivendo em Dubai e Abu Dhabi e do tradicional mercado de importação, os Emirados Árabes possuem representantes de todas as cozinhas do mundo. Quem estiver passando por essas terras, terá então um rico menu da gastronomia internacional. Mas, se a preferência for conhecer as delícias árabes, o shawarma pode ser uma boa opção. Feito com pão sírio recheado com carne grelhada, molho e legumes, a iguaria é um dos legados libaneses. Já a influência iraniana pode ser apreciada nos pratos à base de arroz picante, frango, cordeiro, legumes e nozes.

صادق

Al Mahara Restaurant

Serve frutos do mar, é localizado no térreo do Hotel Burj Al Arab e simula um submarino rodeado por um aquário gigante. É um restaurante atrativo e único. Gastos variam desde 100 dólares para almoço de negócio até 220 dólares.

Jumeirah 3, Jumeirah Road. Dubai.

At.mosphere Restaurant

Localizado no edifico mais alto do mundo, o Burj Kalifa, no 123º andar, a 434 metros de altura. A mesa perto da janela traz uma vista fabulosa. O chef Jitin Joshi, de duas estrelas Michelin, torna divino o momento gastronômico.

Downtown Boulevard - Burj Khalifa. Dubai

Shawarma

Ingredientes

 ½kg de pernil de carneiro

1 xícará de vinho tinto seco

300g de legumes grelhados (abobrinha, pimentões e cebolas)

100g de damasco seco picado

100g de nozes em pedaços

2 tomates picados

½ maço de salsinha

½ maço de hortelã

1 colher de sopa de pimenta síria

1 pacote de pão árabe folha

Preparo

No liquidificador bata o vinho, os temperos e as ervas. Deixe a carne de molho pelo menos por um dia. Asse em fogo médio, com papel alumínio até ficar macia. Desfie a carne e reserve. Corte os legumes em tiras e junte o tomate, o damasco e as nozes. Coloque sobre o pão folha, uma fileira do recheio e um pouco do molho de vinho com o tempero onde a carne ficou de molho, que pode ser reduzido em uma panela até a consistência de sua preferência.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: