Anunciar

Bavária Sexta, 04 de Maio de 2018

Compartilhe

Salada de batata do sul da Alemanha: a leveza real

Bavária

Cidades medievais e paisagem bucólica

Chef Bruno Monteiro

Cores e lindas paisagens tomam conta do sul da Alemanha. Natureza intacta e ar puro são a marca da Bavária. Inúmeros vilarejos pitorescos em cidades medievais com seus belos castelos e igrejas com adornos barrocos dão o contorno de um das regiões mais bucólicas do mundo.

Nas inúmeras e muito procuradas rotas turísticas, como por exemplo, a Estrada Romântica, a Estrada dos Castelos ou a Estrada dos Alpes Alemães é possível conhecer essas paisagens variadas e fortalezas imponentes como o Neuschwanstein (Rei Ludovico II), o Limes, o Würzburg, o Bamberg, o Regensburg e o Wieskirche, reconhecido como patrimônio mundial da Unesco, além de parques nacionais, inúmeras áreas de proteção ambiental, florestas místicas, vinhedos ensolarados e até os majestosos picos do Alpes, como o Zugspitze. A riqueza cultural também impera na região.

Ao todo, existem na Baviera mais de 100 mil monumentos arquitetônicos, mais de 1.200 museus e coleções de arte, assim como 40 teatros de primeira classe e teatros de ópera. Tudo isso sem contar a capital Munique, que, com sua imponência, transforma a Bavária num modelo de tradição e modernidade numa perfeita e simples sintonia.

Influência austríaca

A cozinha da Bavária tem origem rural e está ligada intimamente à cozinha tcheca e austríaca. Principalmente essa última já que as semelhanças linguísticas, culturais e políticas refletiram também na culinária. A Baviera é a região para os amantes dos alimentos pesados, especialmente carne de vitela, porco, batata, farinha e salsichas, tudo acompanhado de muita cerveja. Além da bebida mais típica da Alemanha, a Baviera produz vinhos especiais. A Francônia, ao norte da região, tem pequenas aldeias cercadas por vinhedos. Para acompanhar tanta bebida, nada como a rica culinária local. As salsichas de Nuremberg e Coburg ; os knödels , bolinhos preparados de infinitas maneiras; e o pichelsteiner, cozido preferido do chanceler Otto von Bismarck, são receitas fundamentais. A Baviera também é terra de Luís II, que a governou entre 1864 e 1886 e ordenou a construção de castelos fabulosos. Foi na cozinha real que surgiu o delicado bayerische creme, o famoso creme bávaro.

Guten appetit

Zur Holl - Mittelalterliche Trinkstube

É o restaurante mais tradicional de Rothenburg. Significa "Vá para o Inferno" e está localizado em uma antiga casa medieval de mais de 900 anos. O lugar aconchegante necessita de reservas. Atendimento impecável. Pratos típicos alemães, cervejas da região e vinhos brancos de Wurzburg.

Burggasse 8, 91541. Rothenburg. Baviera. Alemanha.

Kachelofen

Por dentro, este restaurante é muito simpático. Do lado de fora tem vista para o charmoso centro de Bamberg. Lugar perfeito para comer uma truta com batatas e ervas, lombo de porco com cebola e ovo frito, acompanhada de uma Bamberg Rauchbier. Dica para a sobremesa: o tradicional apfelstrudel.

Obere Sanstrasse 1. Bamberg. Baviera. Alemanha.

Salada de batata da Bavaria (Bayrischer Kartoffelsalat)

Ingredientes

1,5kg de batatas

150ml de água

1 cebola picada

1 tablete de caldo de legumes

30ml de vinagre (de preferência de maçã)

4 colheres de sopa de óleo

1 colher de mostar Dijon

Pimenta do reino

Sal

Preparo

Cozinhe as batatas com casca em água ferventes por 35 minutos ou até ficar cozida, mas não muito mole. Tire a casca (mais fácil enquanto ainda está quente) e corte em rodelas de 1cm ou 1,5cm de espessura. Em uma panela, doure a cebola com um pouco de azeite. Ferva os 150ml de água e adicione o caldo de legumes. Misture todos os ingredientes, fazendo um caldo e adicione as batatas. Deixe na geladeira de um dia para o outro – as batatas irão absorver todo o líquido. Não se preocupe de estiver muito aguado. Caso mesmo no dia seguinte continue com muita água, retire com uma colher o excesso – mas o tradicional é um pouco mais “molhada”.

Dica

Algumas pessoas preferem este prato quente, mas gosto gelado. Se quiser, adicione pepino, rábano e cebolinha. Há algumas variações. Para acompanhar, salsicha. As rodelas de batata não precisam ser perfeitas. Se elas esfarelarem um pouco, não tem problema – ajuda a engrossar o molho. Se faltar vinagre, adicione um pouco mais.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: