Anunciar

Barcelona Quarta, 16 de Maio de 2018

Compartilhe

Aioli: o espírito da variedade catalão

Chef Bruno Monteiro

Barcelona

A capital do modernismo catalão

Aproveitando a proximidade com a Copa, decidi revisitar a Espanha, último campeão mundial. Escolhi para esse passeio Barcelona, a capital do modernismo catalão onde viveu Antoni Gaudí. Impossível, não reparar as obras do arquiteto espalhadas por quase todos os cantos da cidade. 

Lá estão, por exemplo, o Templo da Sagrada Família, que Gaudí deixou inacabado e que segue em construção; o Parque Güell; a Casa Milà, chamada de La Pedrera, e a Casa Batlló. Um passeio interessante é caminhar pela Rambla, uma passarela situada entre a Praça da Catalunha e o Porto Velho, de onde é possível admirar o Mercado da Boqueria e o Grande Teatro do Liceu.

Ali perto está o Bairro Gótico, com prédios com arquitetura do período medieval, onde se destacam as obras góticas que proliferam em seu centro histórico, como a Catedral da cidade. Em época de Copa do Mundo, também não podemos esquecer o espetacular Barcelona, de Messi e Neymar, e seu fabuloso estádio: o Camp Nou, com uma capacidade para 100 mil pessoas, e que merece uma bela visita.

TEXTO Chef Bruno Monteiro em Barcelona

Improviso e misturas.

A culinária catalã é muito particular. Sua base é mediterrânea e partilham os ingredientes mais diferenciados de outras culinárias, como legumes ricos em fécula (feijão, grão-de-bico, batata, lentilha e ervilha); legumes frescos; frutas; azeite de oliva e peixes de água salgada. Junte a isso o espírito da variedade e a improvisação de misturas, que vem do inconsciente coletivo dos catalães, fiéis à preservação da confecção dos pratos. Os novos burgueses, ao longo da história, simplificaram-na e a adaptaram a todos os tipos de gosto. Em geral, os pratos são simples de serem realizados e sem muitos ingredientes, para poder reconhecer o sabor de cada produto. Típico da cozinha catalã é o aiolli: um molho, tipo maionese, muito consumido naquela região.

Bon Apetit

Dos Palillos Restaurante

Culinária simplesmente fantástica de tapas asiáticas, elaborada pelo chef que comandou a cozinha do El Bulli, de Ferran Adriá, por um tempo.

Calle Elisabets, 9. Barcelona.

Envalira Restaurante

A melhor paella de toda Barcelona. A de marisco, com frutos do mar em abundância e camarões, é divina. As porções são apoteóticas.

Plaça del Sol, 13. Barcelona.

Aioli

Chef Bruno Monteiro

Ingredientes

1 dente de alho inteiro (se quiser menos forte tirar o miolo do alho)

Suco de 1 limão

1 colher de sopa de mostarda Dijon

1 colher de sopa de mostarda amarela

2 ovos inteiros

500ml de azeite de oliva extra virgem

Salsinha picada a gosto

Preparo

Coloque todos os ingredientes menos o azeite na ordem acima. Comece a bater e cuidadosamente jogue o azeite pelo orifício da tampa do liquidificador até ficar em ponto de maionese (bem cremoso). Coloque em um recipiente com tampa e adicione a salsinha. Refrigere por duas horas antes de servir.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: