Anunciar

Zaatar Segunda, 16 de Abril de 2018

Compartilhe

O condimento árabe perfeito no café da manhã para aromatizar o queijo feito com iogurte e pão

Zatar é uma mistura de especiarias usada como condimento e originária do Oriente Médio, marcante na culinária levantina-árabe. Esse ingrediente é tradicionalmente uma mistura moída de tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal. No entanto, nem todos estes ingredientes estão sempre presentes, enquanto que por vezes se adicionam outros, como cominho e coentro.

O termo provém da palavra árabe para a erva usada como principal ingrediente, a manjerona. Os nomes científicos desta erva incluem Origanum majorana, Origanum syriacum (também conhecida na Bíblia como hissope, orégano-da-síria, ou manjerona selvagem), e Thymus capitatus (tomilho). O Zaatar birri (ou zaatar selvagem) é identificado como Origanum vulgare. Tanto o orégano como a manjerona são plantas mediterrânicas da família Labiatae, que inclui também a hortelã e a sálvia.

A erva zaatar é um condimento popular desde a Armênia até o Marrocos. É muitas vezes usada no café-da-manhã para aromatizar um queijo feito com iogurte e pão. Também pode ser misturada com azeite para formar uma pasta chamada zaatar-ul-zayt, usada muitas vezes com os bolos de gergelim chamados kaak. Outra maneira de usá-lo é misturado com massa de pão, o "manaeesh bi zaatar". [8]

História

O za'atar tem sido usado na culinária árabe desde os tempos medievais. Para os judeus de Israel, o zaatar esteve associado às padarias árabes, mas a sua produção comercial tornou-a um “elemento integral da culinária de Israel”.

Propriedades curativas

No Líbano, existe a crença de que esta mistura é boa para o cérebro e para a resistência do corpo; por essa razão, as crianças são encorajadas a comê-la no café-da-manhã, principalmente antes de um exame.

Maimônides, um rabi e médico medieval que viveu no norte de África, prescrevia o zaatar como antisséptico, cura para parasitas intestinais, para a constipação, a perda de apetite e a flatulência; como pomada, aplicada nas fontes, o óleo de zaatar reduziria as dores de cabeça.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: