Anunciar

Polo Cervejeiro Quinta, 05 de Outubro de 2017

Compartilhe

Dez microcervejarias artesanais da RMC se unem para promover atividades e criar rotas turísticas

As cervejarias Berggren, Campinas, Crazy Rocker, Daoravida, Landel, Nuremberg, Kalango, Mafiosa, Tabuas e Toca da Mangava se uniram para formar o Polo Cervejeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

A entidade sem fins lucrativos, que já nasce forte e representativa, tem como objetivo ser um canal único de comunicação das 10 microcervejarias artesanais com o poder público, a iniciativa privada e a imprensa.

"O mercado cervejeiro evolui e o interesse do público pelo produto é cada vez maior, por isso nos unimos para nos prepararmos para atender as demandas, tanto das empresas como do consumidor final", comenta o presidente do Polo, Samuel Mendonça.

"Foram seis meses de conversas e planejamento para o lançamento da nossa associação, que visa o crescimento saudável e perene do setor aqui na Região Metropolitana de Campinas", completa.

Estão previstas várias atividades, como o tour cervejeiro da região com rotas específicas dependendo da localidade, e outros eventos.

As microcervejarias

Berggren Bier

Localizada em Nova Odessa, a Berggren conta com uma moderna fábrica piloto com estrutura de envase e laboratório para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país. Produz cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana: American Lager, Weissbier, IPA, APA, Witbier, Strong Ale e German Pilsen.

Cervejaria Campinas

Nascida em 2016 com espírito jovem e aventureiro, a Campinas traz na bagagem a experiência do Mestre Cervejeiro Carlão que há mais de 30 anos fabrica e pesquisa cervejas em escala artesanal. Sua premiada linha de cervejas Forasteira é inspirada na escola americana: American Lager, American Amber Ale, American IPA e American Wheat.

Cervejaria Landel

Prestes a completar quatro anos de vida, a Landel, que fica em Barão Geraldo, em Campinas, teve uma de suas cervejas - a session IPA - entre as melhores comercializadas no Brasil segundo lista publicada pela Forbes, em 2015, e de acordo com a Revista Prazeres da Mesa, em 2017. Busca o respeito à história dos estilos, com inovação tecnológica, inventividade e atitude na criação de um sabor local. São destaque também suas cervejas sazonais, caso da Cafetina (Coffee Brown Porter), Uinston (English Strong Ale) e Amor de Jandira (Saison com Hibisco e anis).

Crazy Rocker

De Campinas, nascida com rock nas veias e nas panelas, a Crazy Rocker recebeu o prêmio de “Cerveja Revelação Paulista de 2014”. Está presente em lojas e bares especializados com as cervejas Black Night (American Stout), Bohemian Hopsody (Pilsner), Foxy Lady (American Pale Ale) e a Pink Fluid (Witbier com Hibiscus).

Daoravida

Presente nos principais bares cervejeiros do país a Daoravida, de Campinas, conta com 10 rótulos dos mais variados estilos. Dentre eles Minine (Juicy Session IPA), 78 IBA (India Black Ale), Labirintite (inspirada no estilo Belgian Tripel), a premiada Commonzinha (California Common), Lollihop (American Amber Ale) entre outros que, apesar de extremos, possuem equilíbrio entre ingredientes e ‘drinkability’.

Kalango Cervejaria

Localizada em Americana, a Kalango Cervejaria oferece aos seus bebedores uma cerveja com brasilidade, criando e reinterpretando um sabor original do Brasil. Da mistura de origens e sotaques nasceram três rótulos: BrasileirIPA, Cacau Stout e ESB (Exímio Sabor Brasileiro).

Mafiosa

Inspirada nas histórias da máfia no cinema e na velha escola americana, a Mafiosa desenvolveu suas receitas em pequenas panelas na cidade de Valinhos. Produz a Don Drino (IPA Old School), A Noiva (American Wheat), Lawless (Pre Prohibition Lager), Lawless (Pre Prohibition Porter) e a Littlevalley (criada para homenagear sua cidade natal, leva figo roxo).

Nuremberg

Inspirada na escola Alemã, a Nuremberg chegou ao mercado em Campinas, no ano de 2015, trazendo rótulos clássicos de renomadas escolas. Sua linha de produtos conta com versões complexas, arrojadas, carregadas de diversidade e com personalidade única: American IPA, Blond Ale, Weissbier e German Pilsner.

Tábuas

Uma despretensiosa confraria entre amigos, deu início ao que hoje é a Tábuas Cervejaria. Radicada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, conta atualmente com cinco cervejas em sua carta: 2 IPAs (Estaca e Moita), uma double stout (Seiva), uma APA (Lenha) e uma Saison (Flora). Oferecer aos cervejeiros a bebida com o maior frescor possível, é o lema dos proprietários.

Toca da Mangava

Localizada entre os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, a Toca da Mangava é uma nanocervejaria. Em meio à natureza, uma pequena e exclusiva produção de cervejas acontece, com matérias primas selecionadas, de forma totalmente artesanal; sem pressa, respeitando os tempos de fermentação e maturação de cada estilo.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: