Anunciar

As originais napolitanas Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Compartilhe

Lastro aposta na fermentação lenta, discos individuais e frescor dos ingredientes

Essa não é mais uma pizzaria. Fermentação lenta, molho de tomate da casa, farinha italiana, modo napolitano de manusear a massa. Esses são alguns dos pontos altos do recém-inaugurado Lastro Pizzaria, localizado em Barão Geraldo.

Dos mesmos fundadores dos bem-sucedidos Bronco Burger e Bitter Bar, o Lastro segue a mesma filosofia que comprovadamente deu certo nos outros estabelecimentos: simplicidade, sensatez na escolha dos ingredientes e investimento no sabor. As referências vieram de Nápoles, no sul da Itália, onde esse negócio de pizza é levado a sério desde o século 18.

Mas, do que estamos falando, afinal? As pizzas originalmente napolitanas reúnem características próprias: farinha importada da Itália tipo 00; discos menores (25cm de diâmetro aproximadamente) de sabor único; processo de fermentação lenta, bordas grossas e aeradas; centro mais macio e elástico; molho de tomate pelado feito na casa; e, talvez, a característica mais interessante: o resgate dos sabores simplificados. Ah, de preferência, para comer com as mãos!

Tudo isso está no Lastro, onde o visitante encontra no cardápio enxuto sete boas opções. O nome, aliás, vem de “forno de lastro”: nomenclatura que caracteriza o efeito de aquecimento de baixo para cima, chamado de efeito lastro. Assim, do forno híbrido (lenha e gás), sob uma temperatura de 400 graus, saem Marinara, Napolitana, Margherita, Calabresa, Carbonara, Peperone, Lombo e Abobrinha, cujos preços variam de R$ 20 a R$ 28.

Não há invencionices envolvendo catupiry, mix de queijos, molhos agridoces. Queijo artesanal, manjericão italiano, carnes defumadas, castanhas são alguns dos toques próprios que “levantam” a experiência. No entanto, para bons entendedores, o que importa mesmo está na base – massa bem feita e molho excepcional. Antes da escolha principal, a boa pedida são as tábuas de embutidos, compostas por itens defumados, como papada suína e lombo, além de queijos – da canastra, grana padano, búfala. O corniccione da casa também cai bem: crocante de massa, com sal, ervas e azeite.

Para melhorar a experiência, uma carta de vinhos assertiva e de ótimo custo-benefício com rótulos italianos, chilenos, argentinos. As refrescantes IPA e Lager da cervejaria Burgman também estão por lá, além de drinks selecionados diretamente da coquetelaria do Bitter Bar como Negroni, Boulevardier, Gin Tônica, Aperol Spritz, Sbagliato, Tom Collins.

“O brasileiro ama pizza. Mas, o que se vê nesse segmento são exageros de todos os tipos – de preços, sabores, variedade. Buscamos o resgate da simplicidade, usando ingredientes frescos em receitas tradicionais”, explica Daniel Gaio, um dos sócios e idealizadores do Lastro e ex-gerente do premiado Riviera Bar, na capital paulista. Ao lado dele estão Lucas Gaio Silveira e Fábio Russo.

“Observamos essa tendência forte em São Paulo e fazia sentido trazê-la para Campinas, onde o mercado tem se mostrado maduro e aberto àqueles que querem ‘fazer diferente’, principalmente na área da gastronomia”, comenta.

O espaço, localizado numa esquina da avenida Santa Isabel em Barão Geraldo, recebe de braços abertos seus visitantes. São 22 mesas – várias delas externas – e um mesão compartilhado para quem quer, além de comer bem, conversar bem. De volta à essência, o Lastro tem arrancado suspiros daqueles que amam comida pura e simples – para comer e tocar. Definitivamente, essa não é mais uma pizzaria.

Serviço

Lastro Pizzaria

Av. Santa Isabel, 570. Barão Geraldo. Campinas.

Terça a domingo: das 18h30 às 00h

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: