Anunciar

1º Festival de Gastronomia Criativa Quinta, 11 de Janeiro de 2018

Compartilhe

 

 

Chefs conhecidos e seus pratos criativos, além de um hortifruti no Iguatemi Campinas

O Iguatemi Campinas recebe de 12 a 14 de janeiro, o 1º Festival de Gastronomia Criativa. Com programação musical gratuita, estações com chefs conhecidos da cidade irão apresentar pratos criados especialmente para o evento. Além disso, um minimercado com exposição de produtos estará à disposição para incrementar e promover essa experiência gastronômica. Completando a diversão, estão programadas apresentações de bandas locais e som de DJs.

No Piso 2 da torre de estacionamento do shopping será montado um mini Market do OBA Hortifruti, com mais de 200 produtos relacionados à experiência que envolve o universo da cozinha criativa e ingredientes que não podem faltar na cozinha de um chef.

Para o evento, cada chef levará um prato especial, ou que tem assinatura própria ou ganhou releituras. O nhoque de tubérculos com ragu de carne com toque de framboesa e espuma de queijo Brie é uma criação da chef Manu, do Buffet Cayena.

O chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, preparou um risoto surpreendente de quinoa com tomate, mussarela de búfala e chantilly de manjericão e, como segunda opção, um pirarucu com mouseline de batata e emulsão de taioba, ingrediente antigo dos quintais que foi resgatado com as Pancs (plantas alimentícias não convencionais).

As Pancs têm feito a cabeça dos chefs, levando espécies nativas, exóticas, cultivadas e que nascem espontâneas no mato para os menus das cozinhas mais criativas. A tendência tem recuperado ingredientes de algumas regiões brasileiras e dos quintais antigos. Ditas não convencionais por apesar de ter propriedades alimentares, serem pouco conhecidas, pouco consumidas, quase nunca reconhecidas ou valorizadas, mas que têm tanto a oferecer, como texturas e sabores novos para nosso organismo e até para nossa experiência de vida e reverência aos modos de fazer mais antigos.

Muitas dessas plantas cresciam nos quintais e muita gente tinha a mania de considerar daninhas, caso da própria taioba, que lembra uma folhagem que não era comestível. Outra abordagem dessa tendência é utilizar partes que se costuma jogar fora, como nas bananas, das quais não utilizamos os corações ou umbigo. Ou as folhas de acerola, de vinagreira, ora-pro-nóbis, flores de ipê, entre outras partes de algumas árvores, que muita gente não sabe que pode comer.

O chef Heitor, do Americo Bar, deu seu toque a lanches clássicos: o sanduíche de mortadela, de costelinha com BBQ, cebola roxa e queijo derretido. Outra criação: o sanduíche de linguiça ficou bem interessante servido com queijo cheddar. Para os veganos, o chef Luciano Antonello promete surpreender com a sua feijoada vegana.

Como o próprio nome diz, o fondue criativo vai agradar aos paladares que adoram doce, servido com frutas, marshmallow, brownie, donuts e recheado com chocolate com creme de avelã ou chocolate crocante de ovomaltine, a sobremesa é uma criação das mãos da chef Karyna Ramacciotti, do Cup’n Cakes. O festival terá ainda a presença do food truck Batata McCain, conhecido pela batata com acompanhamentos surpreendentes.

A expectativa é receber mais de 3 mil pessoas nos três dias do festival. “Tanto pelo formato do evento gastronômico com pratos personalizados ou criativos, como pela segurança de estar dentro de um shopping, o evento traz uma boa proposta para curtir o dia com a família, com boa comida em torno do universo gastronômico”, reforça Daniel Perches, organizador do evento.

Serviço

Festival de Cozinha Criativa

Piso 2 da torre de estacionamento do Iguatemi Campinas

Avenida Iguatemi, 777. Vila Brandina. Campinas.

12 a 14 de janeiro (sexta a domingo)

Sexta e sábado: das 10h às 22h

Domingo: das 12h às 20h

Entrada grauita

Apoio Oba Hortifruti e Cervejaria Campinas


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: