Anunciar

Você sabe para que serve um decanter? 02/02/18 Sexta, 02 de Fevereiro de 2018

Compartilhe

Além de charmosa, a peça tem uma série de utilidades

na degustação de vinhos

Durante a história do vinho, os decanters exerceram papel fundamental no ato de servir a bebida. Na antiguidade foram feitos de barro, bronze, prata e ouro mas foram os romanos os pioneiros no trato com o vidro que foram os responsáveis pelo uso desse material na fabricação do decanter.

A passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente (de cristal ou vidro), chamado de decanter é feita exclusivamente aos vinhos tintos e beneficia-os de duas formas: nos vinhos jovens ele aumenta a intensidade e a variedade de aromas, além de contribuir para a evaporação de um pouco dos ácidos, taninos e álcoois, tornando o vinho mais macio e permitindo que o vinho “respire”, ou seja, a oxigenação liberta os aromas contidos numa garrafa, um processo que contribui de forma positiva para o seu paladar. 

Já nos vinhos maduros, além do citado acima, ele permite a decantação, ou seja separar os sólidos ou as borras acumuladas, especialmente em vinhos velhos que estão engarrafados há vários anos. Deve-se despejar o vinho no decanter lentamente tomando cuidado para que se finalize o processo logo quando os primeiros sinais dos sedimentos (se houver) aparecerem no gargalo da garrafa.

É importante lembrar que quase todos os vinhos não costumam ter sedimentos na garrafa, já que a maioria absoluta dos vinhos no mercado é de pouca guarda ou de consumo imediato.

 

Sobre o  Sommelier


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: