Anunciar

Como comprar vinhos. Sexta, 14 de Setembro de 2018

Compartilhe

Como comprar Vinhos

Quem gosta de vinho já notou que existem muitas opções de lojas para comprar vinhos, desde supermercados e lojas especializadas até sites de vendas, mas como escolher? O que tem que ser observado na hora da escolha? Para tirar essas e outras dúvidas listei algumas dicas importantes, principalmente para os iniciantes. Beber vinho pode ser um dos momentos mais prazerosos que podemos ter. Sozinho ou bem acompanhado, tem tudo para ser um momento especial e inesquecível. Por isso precisamos observar algumas regrinhas na hora de comprar um vinho.

Guia rápido de Compra – Na hora de comprar devemos observar onde e como o vinho está acondicionado no ponto de venda. Vinhos vendidos em supermercados ou lojas não especializadas deixam os produtos expostos em pé e são preocupantes, pois a rolha precisa ficar úmida para manter a qualidade e não deixar o oxigênio entrar na garrafa, o que oxidaria e estragaria o vinho. Prefira lojas especializadas, importadoras ou locais que mantém as garrafas  acondicionadas na posição horizontal. A luminosidade e a temperatura do ponto de venda também são fatores importantes porque tanto a luminosidade em excesso como também as variações de temperatura aceleram o amadurecimento do vinho, abreviando o tempo de vida e as características do produto.

Deve-se observar na garrafa se a rolha está inteiramente dentro da garrafa, pois rolhas que estão para fora do gargalo indicam que aquela garrafa sofreu aquecimento em algum momento, o que muda as características do vinho e a quantidade de liquido dentro da garrafa. As garrafas e os rótulos devem estar em boas condições de apresentação, em local limpo e arejado. Observar a cor do vinho também ajuda a identificar se está saldável. Vinhos normais fora do padrão têm cores alteradas. Os tintos tendem a ficar com a cor marrom (cor de tijolo) e os brancos começam a avermelhar. 

Finalmente analise em que ocasião esse vinho será bebido. Um jantar a dois, romântico pede um tipo de vinho, diferente do que será bebido em um encontro casual de amigos ou na beira de uma piscina em um dia quente de verão. Vinhos brancos, rosés e espumantes são muito associados ao calor e às celebrações como casamentos e eventos sociais. Os tintos leves são bastante consumidos em dias mais frescos ou acompanhando refeições, os tintos encorpados podem acompanhar carnes ou serem servidos em ocasiões especiais e os doces sempre combinados à sobremesas. Evite comprar brancos com mais de 2 anos e tintos com mais de 5 anos. O envelhecimento acima desse tempo é para poucos rótulos que por suas características suportam guarda e armazenagem por mais tempo. Normalmente a maioria dos vinhos encontrados é para ser consumidos jovens. Somente os chamados vinhos de guarda são elaborados para envelhecerem por um longo período, pois são feitos para serem consumidos acima dos 10 ou 20 anos.

Eu recomendo se possível procurar as referências do produto em sites e blogs especializados que trazem avaliações de vinhos. Se estiver em um restaurante, peça ajuda do Sommelier, ele poderá indicar o vinho correto. Cheers!

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: