Anunciar

Cabernet Sauvignon: A pequena notável. Quarta, 12 de Setembro de 2018

Compartilhe

Sem nenhuma sombra de dúvida a rainha das uvas tintas é a Cabernet Sauvignon, seja por sua alta qualidade ou por sua adaptabilidade a diferentes regiões e climas ao redor do mundo.

Desde o século XVIII essa pequena notável é utilizada na França, na região de Bordeaux, sempre mesclada com a Merlot, com a Cabernet Franc ou com a Petit Verdot produzindo vinhos refinados, com personalidade e originando o famoso padrão chamado Corte Bordalês. Esse modelo estabelecido por Bordeaux não se destina apenas à produção de vinhos finos mas se deve à necessidade de garantir que diferentes variedades de uvas amadureçam a intervalos diversos ou para se buscar mais cor, taninos ou melhorar o corpo do vinho.

No resto do mundo ela é utilizada na produção de vinhos varietais ou misturada com outras uvas.

É uma uva pequena, com sementes abundantes de taninos, tem uma casca de cor intensa, resistente e muito espessa que confere uma coloração profunda. Essa casca protege e torna a uva resistente a pragas, ao apodrecimento e a mudanças climáticas.

O vinho feito com Cabernet Sauvignon se dá muito bem com a madeira e normalmente passa de 6 a 30 meses descansando e envelhecendo em barricas de carvalho. Os vinhos são intensos e com aromas bem pronunciados. Quando jovens tem aromas e sabores de groselha negra, cassis e ameixas pretas. Quando maduro os vinhos remetem a couro e chocolate.

Vai muito bem naquela conversa com os amigos ou acompanhando carnes vermelhas assadas ou grelhadas.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: