Anunciar

Acessórios para Vinhos: Segunda parte Segunda, 04 de Junho de 2018

Compartilhe

Corta Gotas ou Salva Gotas - Serve para evitar que o vinho escorra pela garrafa, manchando toalhas de mesa ou roupas. São acessórios baratos, normalmente um anel de metal com um material que absorve as gotas na parte interna. Esse anel é colocado no gargalo da garrafa e caso o vinho escorra, será absorvido impedindo que caia. Existem outras opções como os feitos de folhas de inox para serem dobrados e usados como um funil e os de plástico.

Decanter -  É um recipiente para o qual transferimos o vinho antes de servir. Este recipiente feito de cristal ou vidro tem duas funções básicas: Separar a parte sólida (borras ou sedimentos) da bebida e expor o vinho ao oxigênio, permitindo que o mesmo ‘respire’ e se desenvolva. Para quem quer beber vinhos envelhecidos vale a pena ter um em casa e para vinhos jovens, o Decanter auxilia na aeração, tornando mais rápido o processo. Existem diversos modelos com preços variados, desde os mais simples, tipo jarra, feitos de vidro até modelos bem sofisticados, feitos com Cristal da Bohemia, porém com custos mais caros.

Taças - Para cada tipo de vinho existe uma taça diferente. Existem diversos tamanhos e modelos para tintos, brancos, para os rosados, para doces,  fortificados e para espumantes, que reforçam as características mais marcantes de cada tipo de bebida, tornando a degustação mais proveitosa. A taça não serve simplesmente para beber o vinho. O material que ela é feita e seu formato foi pensado para que o bojo largo e oval, ao girar o vinho, oxigene e libere todos os seus aromas e a haste permita segurar a taça sem aquecer a bebida. O ideal é ter um jogo de cada tipo de vinho, mas se não for possível, ter um jogo de taças de espumante e um jogo de taça de haste longa e bojo de base larga e final alongado, usadas para vinho tinto vai servir bem todos os estilos de vinho. Abaixo taças usadas para alguns tipos de vinhos mais procurados:

1- Chardonnay   2- Viognier   3 - Espumante   4 - Sweet Wine   5 - Rosê   

6 - Cabernet   7 - Burgundy   8 - Bordeaux   9 - Zinfandel   10 - Pinot Noir       

 

Tampa para Garrafas e bombas a vácuo - Muitas vezes não consumimos todo o vinho, deixando uma sobra que pode muito bem ser bebida na próxima refeição ou no dia seguinte. Tampas são acessórios indispensáveis e muito uteis, além de baratas. Impedem a circulação de oxigênio na garrafa e evitam que possíveis odores de comida impregnem na bebida. Existem tampas para vinhos e para espumantes e quando acontecer de sobrar, a garrafa deve ser bem fechada para evitar que o vinho oxide aceleradamente.

Outra solução muito boa é a utilização de uma Bomba e uma rolha de Vácuo, que além de fechar a garrafa, remove todo o ar do seu interior, garantindo uma menor oxidação do vinho que sobrou, aumentando assim seu tempo de vida e minimizando a perda de suas características. Tem um custo maior que as tampas simples mas e é extremamente útil, pois uma garrafa aberta poderá ser consumida sem perda de qualidade na bebida.

 Existem muitos outros acessórios como coolers e mantas térmicas para ajudar a resfriar e manter a temperatura, aeradores e oxigenadores de garrafa, dosadores, adegas digitais para armazenagem e manutenção das temperaturas, baldes e champanheiras para servir, bolsas e cases de transporte entre outros mas lembre-se, nada é obrigatório, pois podemos apreciar um bom vinho em qualquer situação.

Eu recomendo se possível sempre ter à disposição algumas taças, um decanter, um saca-rolha de sua preferência e uma bomba de vácuo com uma tampa eficiente. Com certeza esse kit será muito útil para desfrutar de uma boa garrafa, seja sozinho ou acompanhado de amigos e lhe ajudará a apreciar a bebida da melhor maneira possível. Cheers!

 

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: