Anunciar

Acessórios para Vinhos: Primeira parte Quinta, 24 de Maio de 2018

Compartilhe

Quem gosta de vinho já notou que existem muitos acessórios para serem utilizados antes e durante a degustação, mas fica a questão: quais realmente são importantes e para que servem?

Basta uma visita rápida a uma loja especializada em vinhos ou uma busca na internet para descobrir vários acessórios com as mais variadas finalidades. Por isso resolvi listar os sete mais importantes e tirar as dúvidas de como usa-los, principalmente para os iniciantes no fascinante mundo dos vinhos.
Beber vinho pode ser um dos momentos mais prazerosos que podemos ter. Sozinho ou bem acompanhado, tem tudo para ser um momento especial e inesquecível. Por isso precisamos conhecer a bebida, entender como servir e utilizar alguns acessórios que permitirão fazer isso de maneira correta. Aqui vão alguns acessórios que considero indispensáveis para servir corretamente:

Corta Cápsula: Serve para remover a cápsula que envolve a boca da garrafa e a rolha. Antes de tirarmos a rolha, precisamos remover essa cápsula. Vinhos com rolha de cortiça, geralmente tem uma cápsula com alguns furinhos. Esses pequenos furinhos garantem que uma pequena quantidade de ar chegue até a bebida, permitindo a sua evolução dentro da garrafa e o seu envelhecimento ao longo dos anos. Eu recomendo retirar totalmente essa cápsula. Geralmente ela contém chumbo em sua composição, que é um material tóxico. Para se retirar,  pode ser utilizado uma pequena faca que normalmente vem nos saca-rolhas ou usar um corta cápsula, que deve ser encaixado na boca da garrafa, levemente pressionado e girado, conseguindo assim um corte preciso na cápsula. O Corta Cápsula possui pequenas rodinhas de aço na parte interna do utensílio que cortam o material com facilidade. Pode se adquirir em kits ou individualmente, é um acessório barato e apesar de não ser um item indispensável facilita bem a operação, além de ser mais seguro que uma lamina.

Saca-Rolhas - Um dos mais antigos acessórios e talvez o mais importante, serve para remover a rolha da garrafa. Existem diversos modelos, desde o tradicional até modelos elétricos no mercado. Os mais utilizados são estes:

Saca-rolha de duas fases:O mais utilizado em restaurantes e por profissionais que trabalham com vinho. Deve-se firmar o acessório no centro da rolha, girar, pressionando levemente para que este consiga perfurar a rolha, até que  entre por completo. Após isso, a remoção da rolha é feita em duas etapas, ajustando seus dois pontos de apoio na boca da garrafa. O custo benefício é muito bom, pois tem um preço relativamente baixo e funciona muito bem.

Saca-rolha Alavanca: Nesse modelo enquanto o espiral perfura a rolha, dois braços laterais são levantados. Ao abaixar esses braços ao mesmo tempo, a rolha é removida. Tem um custo baixo e uma operação muito fácil.

Saca-rolha Pinça: De fácil operação, esse modelo tem duas pinças presas na alça e devem ser gentilmente colocadas entre a rolha e a boca da garrafa. Ao girar com cuidado, essas 2 laminas penetram lateralmente na rolha e retiram facilmente a mesma. Deve-se usar esse modelo para abrir vinhos envelhecidos e guardados por muitos anos. Nesses vinhos a rolha corre o risco de quebrar ou esfarelar facilmente, dificultando a sua retirada. Tem um custo médio.

Saca-rolha Elétrico:É o que exige menor esforço. Basta encaixá-lo na boca da garrafa, segurar firmemente e apertar o botão para a helicoidal entrar na rolha. Feito isso acione o botão de retirar e a rolha sai facilmente da garrafa. Apesar de ser muito fácil de usar é o que tem o custo mais elevado.

Termômetro - Muito útil e barato, propicia saber qual a temperatura exata do vinho. Existem diversos modelos e o mais comum é o que tem um formato em T e serve para ser colocado na boca da garrafa, introduzindo no seu interior a parte da medição. O problema desse modelo é que se precisa abrir a garrafa para medir a temperatura e se essa temperatura estiver muito fora da correta para consumo, vai complicar, pois já se abriu a garrafa. Uma opção são os termômetros digitais que conseguem medir a temperatura através do contato com a garrafa. Tem um custo mais elevado, mas sua utilização é fácil e segura.

Semana que vem a segunda parte da matéria "Acessórios para Vinhos".

 

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: