Anunciar

Como montar uma mesa de jantar Segunda, 16 de Abril de 2018

Compartilhe

Camila Costa, consultora em etiqueta, dá dicas especiais para receber seus convidados no jantar

Embora não seja uma habilidade de que precise com frequência, surgem ocasiões em que saber colocar a mesa é uma obrigação. Aprenda e se prepare para receber (ou ser recebido) tranquilamente em qualquer jantar formal.

Decida quais pratos servirá. A configuração definitiva que disponibilizará aos seus convidados vai depender de quais pratos pretende servir; uma refeição com cinco ou sete pratos é típica em um jantar formal. Decida o menu, lembrando que os pratos são especificamente servidos em cada prato.

Selecione seus talheres e louça. Antes de arrumar sua mesa, você precisa ter certeza de que possui os talheres apropriados e a louça preparada. Você precisará de um garfo pra cada um dos pratos de carne (um garfo de frutos do mar, caso este seja o aperitivo), uma colher para sopa e uma para sobremesa, facas para o prato principal, para a manteiga e para o peixe (se for servido). Prepare guardanapos de tecido com porta-guardanapos como elementos decorativos adicionais à mesa.

Arrume seus pratos. A peça central do espaço individual é o sousplat. Ele é um prato grande que fica embaixo de cada um dos pratos das opções que serão servidas. O sousplat ficará na mesa até depois que o prato principal tenha sido consumido e então deve ser removido juntamente com o prato da opção principal. Posicione o sousplat no centro de cada lugar reservado.

Arrume seus talheres. Embora dispor três garfos, duas facas e duas colheres possa parecer uma perspectiva assustadora, o posicionamento deles é na verdade simples. Com seus talheres, comece de fora para dentro. Então, à esquerda do sousplat você deve colocar garfo para peixe, garfo para salada, garfo pra prato principal. Já à direita do sousplat, você deve colocar faca de jantar, faca para peixe, colher de sopa. Sobre o prato, alinhados horizontalmente, você deve colocar a colher de sobremesa e um garfo de sobremesa opcional. Cada talher deve ser removido da mesa assim que tiver sido usado.

Arrume suas taças. As taças que escolher usar vão variar dependendo da bebida que estará servindo durante o jantar. Tradicionalmente, deve haver pelo menos uma taça para água e outra para o vinho, mas isto pode variar. Posicione a taça para água diretamente sobre a faca de jantar, no mesmo alinhamento do prato de pão. Adicione a taça de vinho à direita da primeira, tipicamente acima da colher de sopa. Se adicionar uma terceira taça (para um tipo diferente de vinho), posicione-a acima da taça para água e entre esta e a primeira taça para vinho. Uma taça de champagne opcional pode ser incluída também, posicionada um pouco acima e à direita da primeira taça de vinho. A água geralmente já é servida na taça, enquanto os vinhos e champagne são servidos durante o consumo dos pratos correspondentes.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: