Anunciar

Alejandro Claveaux Sábado, 03 de Fevereiro de 2018

Compartilhe

Ator

quatrostagioni. Você cozinha?

Alejandro Claveaux. Adoro cozinhar! Minha família é uruguaia e sei fazer diversos pratos. Me formei em engenharia de alimentos e até tive uma fábrica de sorvetes e sorveteria em Goiânia, mas daí comecei a viajar muito por causa do teatro e tive que fechar o negócio. Da cozinha uruguaia, faço massas caseiras, carnes, churrasco, parrillada e até alfajor. Agora estou aprendendo a fazer comidas mais leves sem glúten, sem lactose. Na faculdade, minha tese foi um sorvete sem açúcar, sem lactose, sem glúten.

quatrostagioni. Qual seu segredo de chef?

Alejandro Claveaux. Meu pai tem uma fábrica de queijos etc, a Laticínios Claveaux, e temos uma receita secreta de requeijão cremoso que não tem igual. Eu consigo reproduzir em casa, mas não fica igual porque, claro, não tem a estrutura da fábrica e demanda tempo por ser muito elaborado devido às temperaturas de fermentação entre outras coisas.

quatrostagioni. Como e com quem você aprendeu a cozinhar?

Alejandro Claveaux. Com a minha avó e com a minha mãe. Eu sempre gostei de cozinha então ficava tentando ajudar, picando os ingredientes e aprendi. Depois a minha avó foi ficando velhinha e eu fazia com as instruções dela. Aprendi a fazer o pastelão de carne igualzinho ao dela porque como era minha comida favorita, tive que aprender.

quatrostagioni. Que tipo de comida mais lhe agrada?

Alejandro Claveaux. Gosto de churrasco com uma boa salada. Para mim, a salada tem que ser orgânica, com frutas e grãos. Se for colhida da horta na hora, melhor ainda. Isso é o que considero uma boa salada.

quatrostagioni. O que você não come de jeito nenhum? 

Alejandro Claveaux. Bucho. Odeio. Já tentei comer, mas não desce. Também não suporto hambúrgueres industrializados. Não é pra mim.

quatrostagioni. Qual a sua bebida favorita?

Alejandro Claveaux. Vinho tinto. Bebo até no verão. Conheço um pouco desse universo. É minha bebida favorita, fora o chimarrão. Sou apaixonado por chimarrão. Tomo todos os dias. Tenho uma prima que vai sempre para o Uruguai e traz pra mim.

quatrostagioni. Você costuma sair para comer?

Alejandro Claveaux. Adoro sair para comer. O meu restaurante predileto com certeza é o CT Boucherie, um restaurante francês que fica no Leblon, no Rio de Janeiro. Tem um rodízio de panelinhas de pratos franceses incrível. Você escolhe uma carne e as panelinhas com os acompanhamentos começam a vir. Tem bons vinhos e o preço é honesto. Também não dispenso uma boa comida japonesa.

quatrostagioni. E sobremesa? Você come?

Alejandro Claveaux. Como doce somente de vez em quando. Mas também quando como escolho logo uma incrível. A minha preferida é sorvete de tapioca com petit gateau de doce de leite. Sou um apaixonado por sorvete. Eu faço sorvetes em casa. Fiquei com uma máquina da fábrica na minha casa em Goiânia e sempre que vou para lá faço potes e potes para família e amigos. O predileto de todos é o de caipirinha. Com cachaça. Fica com uma textura incrível. Parece uma bebidinha mesmo. O de coco com doce de leite também está entre os preferidos. E o de chocolate com pimenta.

quatrostagioni. Resuma em uma frase sua relação com a comida.

Alejandro Claveaux. Um bom prato e uma boa receita podem te fazer se aproximar do que há de mais sagrado no mundo.

 

TEXTO Paula Ribeiro

FOTO Carol Beiriz


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: