Anunciar

Carina Manzoli Segunda, 28 de Maio de 2018

Compartilhe

A Chef Carina Manzoni tem apenas 31 anos, mas sua história na gastronomia vem da herança familiar perpetuando 6 gerações. Na 4ª geração a chef comanda a cozinha da Trattoria Famiglia Manzoli, em Pinheiros, São Paulo.

Tudo começou com a admiração pelo trabalho do pai, Vittorio Manzoli, que trabalhou em casas consagradas como Cad’oro e Maksoud Plaza. Da infância vêm muitas lembranças envolvendo a culinária, como quando o acompanhava nas grandes compras, no mercado municipal e nos atacados ou ainda quando brincava dentro da cozinha do hotel que o pai gerenciava em Atibaia.  Seus programas preferidos eram ir para casa da nonna Carla e sentir o cheiro do molho de tomate fresco (a mesma receita que usa até hoje no restaurante), e visitar a Vó Ley, no Interior, onde colhia verduras frescas. “Sempre tive medo de seguir os passos do meu pai, que foi o melhor chefe de cozinha que conheci na vida e minha grande inspiração até hoje”, comenta Carina.

Mas escolher a profissão não foi assim tão fácil. Quando terminou o colegial estava em dúvida sobre o que fazer, mesmo com a paixão antiga pela cozinha, após um ano sabático, veio novamente o chamado pela gastronomia. Quando terminou a faculdade realizou o sonho de acompanhar e trabalhar com o pai em uma temporada de verão na Itália. “Assim que vi o restaurante lotado pela primeira vez senti uma sensação única, aquele arrepio que só quem tem 30 pedidos para soltar reconhece, é uma adrenalina sensacional”, conta.

Carina estudou hotelaria e gastronomia no Senac, em Campos do Jordão e fez curso de sommelier na Itália, passando uma longa temporada em regiões como Sardenha onde morou por seis meses e em Lucca por 7 anos.  Lá, trabalhou em diversas casas, como o ristorante Butterfly, uma estrela Michelin.

Hoje, a outra inspiração é a mãe e chef Eliane Manzoli, responsável pela parte administrativa em São Paulo, cuida também do restaurante Famiglia Manzoli, na praia do Perequê, em Ilhabela e do serviço de buffet para eventos.

Carina diz que a Trattoria tem a cara da sua família e sempre procura inovar e pesquisar para criar novos pratos e manter a tradição da casa. Além das receitas, trouxe também da experiência europeia alguns conceitos importantes: “Os europeus veem as refeições como um momento sagrado. Não desperdiçam nada, aproveitam todos os ingredientes. Acho que esse respeito é o maior aprendizado que alguém pode ter. Você precisa saber o que fazer com o que as pessoas não aproveitam dos alimentos”.

Uma chef exigente

Carina não brinca em serviço e é muito exigente tanto com os ajudantes como com ela mesma: “Cozinha não é lugar de erro, todos devem estar sincronizados, se alguém falhar atrapalha o trabalho de todos os outros. Gosto de elogiar meu pessoal, mas se algo der errado as broncas também rolam por aqui”.

Entre os pratos que prefere estão os frutos do mar, que também têm uma recordação: “Eu sou apaixonada por frutos do amor. Me lembro a primeira vez que comi ostra, eu tinha apenas 6 anos, mas ainda tenho a imagem guardada na cabeça. Tudo o que vem do mar me encanta”. Na sua cozinha também não pode faltar tomate fresco e manjericão.

Gostar de pasta é muito comum no Brasil, como ela confirma: “A imigração italiana foi muito grande no Brasil, acho que por isso as pessoas têm tanto costume e paixão pela gastronomia italiana. Além de tudo, não deve existir quem não goste de macarrão”, finaliza.

Trattoria Famiglia Manzoli

Rua Mourato Coelho, 1365 - Pinheiros

Tel: (11) 2619-2500

Horários:Segunda fechado.Terça a sexta, 12h/15h / 19h a meia noite. Sábado, das 13h à meia noite. Domingo, das 13h/ 17h.

www.famigliamanzoli.com.br


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: