Anunciar

Cerveja e suas famílias Segunda, 20 de Agosto de 2018

Compartilhe

Hoje há uma divisão entre tipos de cerveja ou famílias de cerveja. E esse mundo é dividido basicamente em dois. Cervejas do Tipo/Família LAGER e Cervejas do Tipo/Família ALE. 

Os mais entendedores dirão que tem as LAMBIC também, mas estas segundo estudos não são nem 5% do mercado mundial, portanto vou focar nas LAGER e ALE e deixemos LAMBIC para uma próxima. 

Até o século XIV todas as cervejas eram do tipo ALE, quando então mestres cervejeiros da Baviera na Alemanha passaram a fermentar suas cervejas em cavernas nas montanhas onde a temperatura era mais baixa e assim a levedura de baixa temperatura de fermentação foi proeminente resultando em uma cerveja mais leve e clara, diferente das ALE até então, daí então surgiu o tipo LAGER. 

Portanto cerveja do tipo ALE são de alta fermentação, pois fermentam em uma temperatura mais elevada em relação às LAGER e também suas leveduras ficam na parte superior do tanque durante a fermentação. As LAGER são o contrário, baixa temperatura de fermentação em relação às ALE e também suas leveduras ficam na parte de baixo do tanque durante a fermentação. 

Temperatura de fermentação das cervejas tipo ALE- de 15 a 24 graus

Temperatura de fermentação das cervejas tipo LAGER - de 9 a 15 graus

Dentro das famílias LAGER e ALE temos uma grande quantidade de ESTILOS registrados. Abaixo alguns exemplos dos estilos mais conhecidos. 

LAGER = Pilsen, Bock, Helles, Dunkel, Lager, Premium, Vienna, Rauchbier e muitas outras

ALE = Weizen (trigo), Amber Ale, Indian Pale Ale (IPA), Stout, ESB (english strong bitter), Porter, Pale Ale e várias outras

Em geral as ALE são mais encorpadas, maltadas e mais alcoólicas, já as LAGER são mais leves, refrescantes e menos alcoólicas.  

Reparem que Lager também é definida como um ESTILO dentro dessa divisão de Tipo/Família entre Lager e Ale!

As cervejas comercias vendidas no Brasil são na verdade do ESTILO American Light Lager que contém uma quantidade muito grande de cereais não maltados como milho e arroz (no intuito de reduzir custo e ganhar estabilidade) e assim uma cerveja de baixo corpo e pouco complexa. 

A diferença entre Pilsen e Lager fica para uma próxima............

Tenha um excelente fim de semana e nunca deixe de beber uma boa cerveja. Saúde!

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: