Anunciar

Profissão Barista Quarta, 10 de Outubro de 2018

Compartilhe

A profissão de Barista no Brasil está cada vez mais valorizada e aperfeiçoada pelos que trabalham com os amantes dessa bebida.

Mas na verdade o que é ser um Barista?

O Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade.

É profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes e processos de extração da bebida, seja em máquinas de espresso ou em outros métodos de preparo.

Trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se xaropes, frutas, bebidas alcoólicas, chocolates entre outros.

Tem habilidade na vaporização do leite e domina a Art Latte.

Dia 24 de Maio se comemora o Dia do Barista, no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Café.

Não basta ser um operador de máquina de café espresso !

Para a formação de um profissional, na região de Campinas existem alguns cursos que podem contribuir com os conhecimento : Curso de Barista : Cafemaq, Formação de Barista : Senac.

Mas não basta somente cursos, a pratica diária é fundamental para a continuidade do aprendizado.

Também, pela completar o conhecimento indico a leitura de livros, revistas, participações de feiras, visitas a fazendas e ao IAC.

Livros que recomendo :

Sou Barista : Concetta Marcelina e Cristiana Couto : Senac

Café é para os Fortes : Anderson e Emerson Couto : Imaginarium

O Livro do Café : Anette Moldvaer : Publifolha

Aroma de café : Luís Norberto Paschoal : Dpachoal

A troca de experiências com proprietários de cafeterias, mestres de torras, também, contribui muito com a formação de um Barista Senior.

Para consumidores que desejam aprender um pouco sobre café e para futuro curso de café, indico primeiramente o curso de iniciação ao café espresso e o curso Os segredos do café. É através deles que conseguem um embasamento para aproveitar ao máximo um curso de barista.

É muito importante interagir com todas as etapas, desde o cultivo, produção, beneficiamento, torra, moagem, equipamentos, extração e preparo de bebidas.

Em destaque publico algumas palavras dos melhores Baristas de Campinas, que se comprometem em entregar ao consumidor um café de excelente qualidade para os consumidores mais exigentes.

Aqui na Região de Campinas, tenho contato com os Baristas que se destacam nas cafeterias. Quatro deles merecem destaque. Conversei com Felipe, Nilde, Du e Mayara. Ao final deixo também meu depoimento.Profissionais escolhidos por mim. Aqueles mais próximos, não desmerecendo os outros profissionais que fazem a vida dos consumidores mais cafeinada : 

Felipe Pine (31),Café Kurubi, 2 anos de experiência.

Durante esse período o que mais te marcou ?

Foi perceber a relação que as pessoas tem com o café, sempre ouço sobre histórias de uma memória olfativa conectada a infância ou avós. E notar como as pessoas conectadas a essa rede são solícitas e dispostas, por trabalharem com algo que elas gostam.

O que você mais gosta na sua profissão ?

Gosto de poder interagir, de trabalhar com algo tão estimulante que se tornou tão nosso, e poder passar adiante cada descoberta que o café nos proporciona dia a dia.

Sabemos que você é um Barista de destaque na região. O que contribuiu para isso?

Desde quando iniciei como atendente, lavando e limpando, até os dias de hoje, torrando, extraindo e responsável pela equipe, me dediquei de forma intensiva, respeitando sempre a qualidade em primeiro lugar. Acredito que nesse processo de maturação, abrimos nossas percepções para cada detalhe, que somados se transforma em uma experiência única. 

Objetivos Futuros ou valores:“Acredito na valorização da área e incentivo à capacitação dos profissionais, por isso, apoio objetivos comuns a fim de desenvolver e evoluir nosso cenário Incentivo o intercâmbio entre cafeterias que possuem o mesmo objetivo, fazer diferente e oferecer o melhor. Pretendo promover encontros de orientação ao consumidor e profissionais”.

 

Mayara Costa Rocha (28),  Café Europeu, 2 anos de experiência.

Durante esse período o que mais te marcou ?

As pessoas que conheci e a troca de experiências. 

O que você mais gosta na sua profissão ?

Gosto do operacional como um todo. Desde regular moinho, atendimento, limpeza e manutenção. 

Sabemos que você é uma Barista de destaque na região. O que contribuiu para isso ?

Levantar para fazer o que gosto todos os dias me motiva a buscar a evolução na profissão.

O que eu acho mais importante no barismo é a conexão das pessoas através do Café.

 

Iranilde Araújo Virtz (37), Le Petit Parisien, 6 anos de experiência. 

Durante esse período o que mais te marcou ?

Foi quando eu tive a primeira oportunidade de trabalho com café, aproveitei com todo o meu amor .

O que você mais gosta na sua profissão?

São os clientes que acabam virando amigos, e o respeito que eu tenho por cada um deles.

Sabemos que você é uma Barista de destaque na região. O que contribuiu para isso ?

É apenas um pequeno reconhecimento que cada um tem por mim... Gosto muito do que eu faço. As vezes que tenho vontade de largar tudo, mais quando eu chego ao local de trabalho, sinto o cheiro do verdadeiro amor, o café, logo começo atender os clientes, amigos e colegas, enfim está tudo resolvido.

 

Eduardo Ledo (24), Café Container, 3 anos de experiência.

Durante esse período o que mais te marcou?

Percebo que todos envolvidos com café, são bem receptivos, todos que conheci me receberam de braços abertos e um grande sorriso de quem ama o que faz. Isto torna o café ainda mais especial.

O que você mais gosta na sua profissão?

Posso dar as pessoas uma experiência nova a cada xícara... Isto não tem preço. 

Sabemos que voce é um Barista de destaque na região. O que contribuiu para isso?

Nós baristas,  a conexão entre o produtor e o cliente e temos um papel muito importante como educadores. A cada dia que passo dentro de uma cafeteria encontro novos clientes que ainda não conhecem um bom café arábica, ou nem mesmo conhecem outros métodos de extração, é um trabalho de formiga, mas de um a um vamos despertando novos coffee lovers.

 

 

Marcilio Limongi (48), IkeCafé, 5 anos de experiência.

As minhas impressões sobre a atividade do Barista:

A melhoria da qualidade do café, o interesse dos consumidores por beber uma bebida avaliando igualmente como os mesmos critérios de um vinho, uma cerveja e whisky.

O contato com os consumidores, a humanização, tratar os clientes com atenção, Os clientes não são números.

Melhoria continua, buscando conhecimentos além do período de expediente, pensar fora da caixa, é fundamental.

Sigo a mesma didática de um professor, meus clientes além de tomar um café, recebem uma “aula” sobre café, considero muito importante a transferência de conhecimentos. O retorno é gratificante.

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: