Anunciar

O Espresso perfeito Quinta, 05 de Abril de 2018

Compartilhe

Espresso com “s”? Sim, é uma palavra em italiano que significa rapidez ou feito na hora. Devemos muito aos italianos quando falamos sobre o método espresso, eles são os pais das melhores máquinas, além de baristas e bebidas excelentes.

O café espresso é uma bebida de intensidade. Não se engane, quem busca por espresso está querendo intensidade gustativa, independente que seja um ristretto ou espresso duplo, o foco é intensidade! Muitas vezes não temos idéia disso e acabamos pedindo o espresso por força do hábito. Lembre-se se quiser algo mais leve opte por um café coado, conforme já falado no texto anterior.

O café espresso é um método que exige bons equipamentos, cafés e baristas. Se você quiser testar a capacidade técnica de uma cafeteria peça por um espresso. Esse método nunca é mais ou menos, ou é bom ou não é. Claro que estou partindo de uma premissa de que você está consumindo um café de qualidade. O espresso “amplia” as características do grão na xícara, se é bom e bem extraído você está no céu, caso contrário... é o inferno.

Tem uma piada entre os baristas que diz que o espresso perfeito é tão difícil de extrair que quando o barista consegue, não manda para o cliente, ele bebe!Brincadeiras a parte, afinal o que é um espresso perfeito? Ele é encorpado, licoroso, com doçura e leve acidez. Quanto ao amargor, se houver, é leve e inicial, nunca no residual da bebida. A crema “creme” é espesso, persistente e com uma cor de caramelo. Sem dúvida é uma bebida prazerosa.

Com relação ao volume de bebida na xícara, o ideal é uma média 30 ml (meia xícara), pois mantém uma proporção equilibrada de pó e água na xícara. Não correndo o risco de ter uma extração longa, queimando o pó e trazendo amargor à bebida.

Lembre-se quando for pedir um espresso, certifique-se que você quer uma pequena e deliciosa dose de intensidade, ok?!


 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: