Anunciar

Cafés exóticos. Segunda, 04 de Junho de 2018

Compartilhe

Kopi Luwak

Em uma das cenas mais importantes do filme “Antes de Partir”, com o ator Jack Nicholson em 2007 e que despertou muito interesse nos apreciadores de café, foi quando preparam o exótico e mais caro no mundo: o KOPI LUWAK.

Seus grãos são provenientes dos dejetos de um mamífero chamado CIVETA.

O animal inicialmente faz a seleção dos grãos na sua alimentação, onde escolhe somente os grãos mais maduros e vermelhos. Seu metabolismo possui enzimas e bactérias específicas que são únicas e conseguem equilibrar a mineralidade do solo vulcânico.

Em seu dejeto os grãos de café são lavados e beneficiados e não fica nenhum gosto ou odor, sendo aprovado pelo órgão de controle de alimentos. Propicia um grão com propriedades organolépticas específicas o que tornou este café muito famoso.

Tudo isso ocorre no arquipélago da Indonésia, principalmente nas ilhas de Bali, Java, Sumatra e Sulawesi.

É esperado que os mamíferos quando em cativeiros, sejam bem tratados, respeitando a natureza, sem agredi-los e causar impactos.

Mas as fezes também são encontradas na natureza onde os bichos vivem livres.

No Brasil estes grãos selecionados podem se encontrados em edições especiais limitadas, nas cafeterias mais conceituadas. Uma xícara de café pode ser vendida em um valor próximo de R$ 80,00.

A bebida preparada com esse café é menos acida e amarga que outros cafés. Com menos cafeína e um pouco mais azeda, pode-se encontrar também notas de suco de uva e chocolate.

A dica que deixo para quem for experimentar esse café, é que esteja preparado para uma experiência única, e não compare com os cafés de alta qualidade encontrados no mercado.

Você pode se decepcionar se tiver a expectativa e comparar com um café que esteja acostumado tomar, mas ao mesmo tempo ter uma surpresa de tomar um café diferente, o que faz dele uma bebida muito exótica e única.

 

JACU BIRD COFFEE

Não posso deixar de citar também um café, agora bem mais próximo e brasileiro, o Jacu Bird Coffee. Um café exótico de rara qualidade.

Originário na Fazenda Camocim, na montanhas do Espirito Santo, o café passa pelo sistema digestivo da ave vegetariana chamada JACU, que vive nas florestas.

O pássaro é um excelente selecionador natural, escolhe somente os melhores grãos para comer, ingere o fruto inteiro do café e os grãos expelidos em suas fezes, depois de rigorosamente higienizados, resulta em um café especial, de alto valor comercial.

O Café Jacu Bird, tem a variedade Bourbon Amarelo Orgânico, livre de agentes químicos.

O café quando preparado no V60 fica bem equilibrados, suaves com acidez moderada e com aromas florais e frutados. Um sabor único que não se parece com nenhum outro café que você já tenha tomado.

Você pode encontrar esse café para tomar como espresso ou comprar em grãos para preparo na sua casa.

Vendas disponíveis, on line, pela internet ou nos estabelecimentos conceituados. Em São Paulo, no Santa Luzia, Eataly e também em Santos, no Museu do café.

A lata de 250 gramas custa em média R$ 220,00.

 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: