Anunciar

Brasil, o maior produtor de café do mundo Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Compartilhe

Brasil o maior produtor do mundo


Em todos os países aonde chegou, o café provocou mudanças profundas na sociedade, política, ecologia e economia. Atualmente sua influência é ainda maior como o segundo produto mais negociado no mundo, atrás apenas do petróleo. Sim, é um mercado e tanto!

Com o Brasil não foi diferente, por volta de 1800, o café tomou conta de várias fazendas no Pará, Maranhão, Rio de janeiro, Vale do Paraíba, Sul de minas e interior paulista entre outras regiões, se adaptando facilmente ao nosso clima e trazendo riqueza e desenvolvimento, frutos que colhemos até hoje em nossa história.

Somos o maior produtor de café do mundo, com um trabalho vigoroso e competente, gerando uma média de 50 milhões de sacas anualmente e exportando para mais de 120 países. Temos como os principais Estados produtores Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Sem dúvida é título importante, mas precisamos ir além, temos que falar de qualidade, de apoio e desenvolvimento aos pequenos produtores, que são a maioria e muitas vezes não sabem que estão produzindo ótimos cafés. Muitos deles nem bebem o café que plantam.

Precisamos aumentar o consumo de café especial internamente para fomentar essa cadeia de forma justa. Pra isso, temos que educar o consumo, empoderando o consumidor para que reconheça e busque qualidade. Dessa forma, a responsabilidade das cafeterias e baristas é de garimpar os bons cafés e transferir conhecimento aos clientes, para que estes tenham o poder de continuar girando esse circulo virtuoso.

Produzir café especial dá trabalho e custa caro, precisamos reconhecer isso, caso contrário a cadeia vai continuar produzindo comódite e nós vamos seguir com o título de “maiores” e não de “melhores”. Veja só o poder que esta em suas mãos, ou se preferir, em sua xícara!
 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: