Anunciar

Arábica e Robusta Quinta, 01 de Março de 2018

Compartilhe

Provavelmente você já ouviu falar sobre café arábica ou robusta. Na verdade existem mais de 100 espécies de plantas, mas os dois tipos que tem maior valor comercial é a arábica e a robusta.

A característica da Robusta é uma planta mais resistente as variações climáticas e pragas, que não depende de altitude e produz uma bebida mais “rústica” com um toque de adstringência é amargor. Já a Arábica, que têm esse nome numa referência aos árabes por sua descoberta, é uma espécie mais delicada que adapta-se melhor acima de 800 metros de altitude e produz uma bebida mais complexa com potencial de aromas e sabores.

O café especial é 100% arábica, exatamente pela riqueza de aromas e sabores que essa espécie agrega na bebida. Existem inúmeras variedades de arábica como: Boubon, Mundo Novo, Catuaí, Acaiá entre outras. Vale dizer aqui que mais de 90 % dos cafés plantados no Brasil foram desenvolvidos a partir de pesquisas do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

Cada uma dessas variedades tem um perfil característico que dá personalidade na estrutura da bebida como corpo, aroma, doçura, suavidade etc. Cabendo aqui a alquimia da torrefação para potencializar essas características na xícara. Tudo isso não têm nada com esse universo vazio da “gourmetização”. Estamos falando de cuidados, entrega e conhecimento que envolve todo o processo de produtos considerados especiais.

O mundo do café de qualidade é cercado de rituais que vão muito além da xícara!
No seu próximo café tente identificar se ele é 100% arábica e se possível qual a variedade. Esse é mais um passo em direção ao desenvolvimento do seu paladar.


 


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: