Anunciar

Todos os sabores da banana Segunda, 02 de Julho de 2018

Compartilhe

Conheça as diferenças, as receitas e os usos culinários de cinco variedades da fruta

Fruta tropical mais queridinha no Brasil, a banana é um dos alimentos mais versáteis da gastronomia e uma excelente fonte de nutrientes. Ela é rica em potássio, mineral que auxilia no equilíbrio hídrico e contração muscular. Ainda contém vitamina C, que contribui no combate ao envelhecimento precoce e auxilia na absorção de ferro pelo organismo.  Além disso, possui triptofano, um aminoácido que ajuda a diminuir o estresse, melhora o humor e a qualidade do sono.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Salucha Dainez, lembra que a banana ainda verde tem mais uma vantagem. “Quando não está madura - com a casca completamente verde - ela é considerada um alimento funcional, pois, contém bastante amido resistente na polpa, que no intestino grosso pode ser fermentado e produzir substâncias que estimulam a multiplicação de bactérias benéficas. Essas bactérias ajudam, entre outras coisas, a melhorar a absorção de nutrientes, o trânsito intestinal, diminuir a absorção de açúcares e gorduras pelo organismo”, afirma a nutricionista.

Para quem não tem paladar para consumir a fruta ao natural, a nutricionista indica que ela seja cozida e transformada em biomassa para aproveitar todos esses benefícios.

Como preparar e onde usar a biomassa de banana verde?

A profissional dá a receita prática e fácil para fazer em casa: higienize a casca de seis bananas verdes e coloque na panela de pressão com água até cobrir. Cozinhe as bananas com casca entre 15 e 20 minutos. Depois, retire a casca das bananas e bata a polpa ainda quente no liquidificador com um pouco de água, o suficiente para conseguir bater, até virar um purê. Basta adicionar 2 colheres de sopa por dia em patês, bolos, tortas, sopas e molhos. Ela pode ser armazenada em um vidro completamente fechado durante sete dias na geladeira.

5 tipos de banana e seus usos culinários

Semelhantes nutricionalmente, as variedades diferem no valor calórico, características de sabor e aroma. Conheça as mais comuns e os melhores usos culinários:

Banana-nanica - 92 kcal em 100 g. Tem casca fina, polpa bem docinha, macia e de aroma agradável. Pode ser consumida in natura com aveia, granola ou grãos de preferência. Pode ser assada à milanesa ou usada no preparo de compotas;

Banana-da-terra - 128 kcal em 100 g. Também conhecida como Banana Pão, pois a sua polpa é mais consistente. Mais comprida e menos adocicada, não é indicada para ser consumida crua, pois dificulta à digestão O ideal é utilizar em pratos cozidos, fritos e assados ou preparar como purê para acompanhar peixes;

Banana-prata - 98 kcal em 100 g. Menos doce e mais consistente que a nanica, ela é a variedade que se conserva por mais tempo em casa. Ótima para ser consumida in natura e usada no preparo de bolos, tortas e doces.

Banana-maçã - 87 kcal em 100 g. Tem esse nome por conta de seu perfume, que lembra a maçã. Pequena e com polpa clara e macia, ela é recomendada para bebês e idosos, por ser de fácil digestão.  A melhor maneira de consumir é in natura;

Banana-ouro - 112 kcal em 100g. É a menor de todas, medindo no máximo 10 cm. Tem casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, sabor e aroma agradáveis. Pode ser consumida in natura, compor receitas de bolos ou ser preparada empanada.

 

Cookies funcionais de banana

Ingredientes

 ½ xícara (chá) de farinha de coco

¼ xícara (chá) de aveia flocos

2 bananas nanica

1 colher (sopa) de mel

2 colher (sobremesa) de óleo de coco

1 colher (sopa) de cacau em pó

2 colher (sopa) de farinha de linhaça

2 colher (sobremesa) de açúcar de coco

1 ovo

Nozes a gosto

Preparo

Bata o ovo, o açúcar, mel e óleo no processador até obter uma mistura homogênea. Acrescente os demais ingredientes e bata mais. Com as mãos úmidas modele os biscoitos e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por 20 minutos.

Chips de banana da terra

Ingredientes

2 bananas da terra mais verdes

Óleo de coco para untar e pincelar

Mix de pimenta moídos na hora

Sal a gosto

Preparo

Descasque as bananas e corte em lâminas compridas utilizando um fatiador. Unte uma assadeira com um fio de óleo de coco. Disponha as lâminas lado a lado, mas sem encostar uma na outra, e pincele óleo de coco sobre elas. Tempere a gosto com o sal e o mix de pimentas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.

Muffin de banana com cacau

Ingredientes

5 bananas ouro amassadas

1 ovo

3 colheres (sopa) de farinha de coco

2 colheres (sopa) de iogurte natural

1 colher (sopa) de cacau em pó

2 colheres (sopa) de açúcar de coco

1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela até ficar homogêneo. Coloque 2 colheres (sopa) da massa em cada forminha de muffin. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 20 minutos.

Pão de banana

Ingredientes

5 bananas prata

3 ovos

2 colheres (sopa) de óleo de coco

1 xícara (chá) de farinha de arroz integral

1 xícara (chá) de farinha de arroz branco

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de leite de coco

1 colher (sopa) de farinha de linhaça

200 g de chocolate 80% cacau

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Canela gosto

Nozes a gosto

Preparo

Bata na batedeira ovos, óleo e açúcar até formar um creme. Acrescente 4 bananas e o leite, aos poucos. Misture o creme com as farinhas já misturadas em um bowl. Mexa bem até formar uma massa homogênea. Ao final, coloque o fermento e misture levemente. No fundo da forma coloque a banana que ficou sobrando, fatiada e com canela. Preencha com a massa e afunde pedacinhos de chocolate e nozes. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C e deixe até ficar levemente dourado.

Salpicão de frango com maionese de biomassa

Ingredientes

Maionese de biomassa de banana

1 xícara (chá) de biomassa de banana

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Suco de meio limão

Sal a gosto

Salpicão

500 g de peito de frango desfiado

½ xícara (chá) de salsinha picada

1 maçã verde picada

½ xícara (chá) de goji berry

1 cenoura ralada

150 gramas de milho verde

Preparo

Maionese de biomassa de banana

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso.  

Salpicão

Misture o frango, a cenoura, a maçã, salsinha e goji berry. Adicione a maionese de biomassa, misture bem e sirva.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: