Anunciar

Quatro pratos estrangeiros para as festas de fim de ano Quinta, 21 de Dezembro de 2017

Compartilhe

Sugeridas por chefs, as receitas apresentam significados especiais e variam conforme as tradições gastronômicas de cada lugar

As refeições de Natal e Réveillon, seja ceia ou almoço, são alguns dos momentos mais esperados das festas de final de ano. Muito parecidas ou totalmente diferentes, a culinária dos países e os pratos servidos nessas ocasiões dependem de múltiplos fatores, como costumes, técnicas, clima e história de cada um. Reconhecida pela diversidade cultural, a mesa dos brasileiros possibilita experiências gastronômicas e permite a inovação do menu, principalmente em momentos especiais.

Para facilitar os eventos mais importantes do ano e surpreender os convidados com opções saborosas e sofisticadas, selecionamos quatro chefs de cozinha com receitas originais para um banquete sem fronteiras. Criações tradicionais de países como Peru, Líbano, Portugal e França estão na lista de sugestões dos experts no assunto: Marco Espinoza (Lima Restobar), Patrícia Abbud (Saj Restaurante), Mari Barbosa (Simply Fit) e Andrea Ponte (Andrea Ponte Gourmet).

Ceviche Clássico

(Chef Marco Espinoza, do Lima Restobar)

Ingredientes

600g peixe branco cortado em cubos

1 cebola roxa cortada em pluma

4 colheres de sopa de milho verde cozido

160g batata doce cozida

Suco de 6 limões

1 colher de chá de coentro

2 colheres de chá de sal

2 colheres de chá de glutamato monosódico

1 colher de chá de pimenta dedo de moça picada

1 colher de chá de pimenta do reino

4 folhas de alface crespa

Preparo

Corte o peixe em cubos com tamanho aproximado de 1,5 cm, coloque-o em uma tigela e tempere com sal, pimenta do reino, glutamato e pimenta dedo de moça. Acrescente o suco de limão, a metade da cebola roxa e o coentro. Misture. Para montar os pratos, coloque a folha de alface, o ceviche e decore com milho, batata doce, a cebola roxa e a pimenta.

Receita para 4 pessoas

Trigo Grosso

(Chef Patrícia Abbud do Saj Restaurante)

Ingredientes

500g trigo grosso

500g de patinho moído

2 colheres de sopa de manteiga com sal

500g de peito de frango

1 cebola média picada

1 pitada de pimenta sírio

1 litro de Água

azeite de oliva (o quanto baste para refogar)

sal a gosto

coalhada a gosto

Preparo

Numa panela de pressão, refogue a cebola no azeite e adicione o frango. Tempere com sal e pimenta síria. Refogue mais um pouco. Adicione a água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Desfie o frango. Deixe o trigo de molho por 30 minutos e depois ferva por 40 minutos em fogo baixo. Em uma panela, refogue a carne na manteiga com o sal. Em seguida, misture o frango e o trigo. Adicione um pouco do caldo do frango e deixe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Coloque em um prato para servir e finalize com coalhada fresca, hortelã e um fio de azeite.

Receita para 4 pessoas

Bacalhau

(Chef Mari Barbosa, do Simply Fit)

Ingredientes

400g de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente

2 xícaras de tomate cereja

1 xícara de azeitonas pretas

½ xícara de azeite extra virgem

½ xícara de aipo picado

1 colher de sopa de cebola picada

½ colher de sopa de alho picado

Salsinha e cebolinha picada

Folhas de manjericão

Sal a gosto (se necessário, dependerá da dessalga do bacalhau)

Preparo

Refogue em um fio de azeite o alho, a cebola e o aipo. Acrescente o bacalhau e continue refogando. Adicione as azeitonas, os tomates, o azeite, o cheiro verde e o manjericão por último. Acerte o sal. Pronto!

Receita para 4 pessoas

Eclair

(Chef Andrea Ponte, da Andrea Ponte Gourmet)

Ingredientes

Massa

500ml de água

1/2 colher de chá de sal

1 colher de chá de açúcar

220g de manteiga

280g de farinha para pão

9 ovos

Preparo

Misture a água, o sal, o açúcar e a manteiga, levando à fervura completa. Adicione a farinha de uma só vez e mexa por 2 a 3 minutos em fogo médio, com uma colher de pau. A massa deverá se despregar da panela. Transfira para uma tigela e deixe que esfrie por 2 a 3 minutos. Adicione os ovos, um a um, mexendo até a incorporação total. Antes das duas últimas adições, verifique o ponto da massa: deve escorrer da espátula formando um "v". Bata até chegar à temperatura ambiente. Modele com o bico e o formato de sua preferência. Asse a 200° C por 12 minutos; diminua a 180° C e asse até obter um dourado intenso. Ao ser levantada, a massa deve ser leve e sem umidade.

Recheio

Creme de confeiteiro

Ingredientes

200g de gema

320g de açúcar

85g de amido de milho

1 litro de leite

1 unidade de fava de baunilha

1/2 colher de chá de sal

80g de manteiga

Preparo

Em uma tigela, misture as gemas, 160g de açúcar e o amido de milho. Aqueça o leite com as outras 160g de açúcar, a fava de baunilha e o sal até a fervura. Coe e retorne à cocção, por 2 minutos, para que o amido seja cozido. Retire do fogo, despeje em uma tigela e adicione a manteiga, mexendo bem. Cubra com um filme plástico grudado na superfície, para evitar a formação da nata. Deixe esfriar, recheie a massa e sirva!

Receita para 10 pessoas


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: