Anunciar

Pavê de Acerola Quarta, 27 de Dezembro de 2017

Compartilhe

Uma dica para a sobremesa refrescante nas festas de final de ano

Pavê é um doce de origem francesa e seu nome deriva de uma palavra pavage (francês), que significa “pavimento", ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa. Mais especificamente, é uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maizena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Há também complementos variados: frutas frescas ou em calda e chocolate são os mais comuns. É muito popular no Brasil, especialmente na época das festas de fim-de-ano. Essa receita de pavê é refrescante e muito saborosa.

Pavê de Acerola

Ingredientes

Creme de Acerola

500 gramas polpas de acerolas congeladas

1/2 xícara de chá de água (100ml)

 1/2 xícara de chá de açúcar União (95g)

Creme de baunilha

2 xícaras de chá de leite (400ml)

1/2 xícara de chá de açúcar União (95g)

4 gemas (80g)

4 colheres de sopa rasadas amido de milho (32g)

1 colher de chá de essência de baunilha (5ml)

1/2 caixinha de creme de leite (100g)

Montagem

2 xícaras de chá de leite (400ml)

1 colher de chá de essência de baunilha (5ml)

2 caixas de biscoitos champanhe (300g)

Raspas de chocolate branco

Preparo

Creme de acerola

Em uma panela, em fogo médio adicione a polpa de acerola, a água e o açúcar União e cozinhe até engrossar levemente. Desligue o fogo, cubra e reserve até esfriar.

Creme de baunilha

Em uma panela, coloque o leite com açúcar União e leve ao fogo médio até aquecer. Em uma tigela misture as gemas com o amido e reserve. Adicione delicadamente metade do leite aquecido na mistura de gemas, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela e cozinhe por 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, adicione a baunilha e o creme de leite e misture bem. Cubra com filme plástico em contato com o creme e reserve até esfriar.

Montagem

Misture o leite com a essência de baunilha e reserve. Umedeça bolachas no leite e coloque em um refratário (21 x 21 cm), formando camadas intercalando as bolachas, o creme de baunilha e o creme de acerola, finalizando com o creme de acerola. Reserve em geladeira por pelo menos 3 horas. Cubra o pavê com as raspas de chocolate branco e decore com as acerolas e sirva a seguir.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: