Anunciar

As receitas da 36ª Expoflora Segunda, 18 de Setembro de 2017

Compartilhe

 

Flores que se transformam em doces e os deliciosos pratos típicos holandeses

As flores não decoram apenas os jardins e os ambientes na 36ª Expoflora. No formato de doces, elas se transformam também em deliciosas sobremesas para deixar com água na boca os 300 mil turistas esperados nesta edição.

O Casa Bela Restaurante apresenta a Flor da Terra, uma sobremesa linda e deliciosa que traz rosa de biscoito, bolo de chocolate (simulação da terra) e brigadeiro de hortelã no formato de vaso, além da Torta Toffee, feita com ganache de especiarias.

A Confeitaria Martin Holandesa criou a Applebloem (junção das palavras appel - maçã - e bloem - flor), sobremesa de maçã que parece uma flor. A pedido do público, a Oma Beppie decidiu incrementar com cobertura de chocolate o tradicional Stroopwafel, biscoito típico holandês, tipo waffle, recheado com calda de caramelo.

Tem também o Picolelé, “o picolé que você monta do jeito que quiser”, que a sorveteria Vanilla Ice traz como novidade. Com bases de sabores variados de baunilha, pistache, avelã, chocolate, caramelo e menta, a cobertura pode ser chocolate branco ou ao leite, já que é escolhida na hora, e montada com as opções de castanha, coco, cereais, amendoim, confeitos coloridos, chocolate granulado ou farofa crocante. A sorveteria ousou, ainda, na criação dos sovertes de beterraba e de bacon, apostando no paladar de quem gosta de inovar.

Pratos típicos

Os ingredientes típicos estão presentes em releituras de vários pratos, como o eisbein (joelho de porco), que agora vem desfiado junto com salsichões holandeses e escondidinho sob dois purês de batata e de queijos (Hollandse Verbogen). O Prato do Opa (vovô em holandês) traz filé mignon grelhado e servido com três purês típicos, molho de maçã verde e cebola échalote.

Culinária holandesa

A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias instalados no parque da Expoflora oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como o pannekoek (panquecas), eisbein (joelho de porco), batata holandesa, o vis holand (peixe holandês) nas versões vis en friet (peixe frito) e zure haring (feito com a sardinha fresca maturada), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), festival stamppot (purês típicos acompanhando dois salsichões) e stamppot wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja).

Como sobremesa ou nas confeitarias, as sugestões são os doces e as bolachas, como o poffertjes (minipanquecas doces), speculaas (bolacha feita a partir da mistura de especiarias, com acentuado gosto de canela), stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana) e vlaai de damasco (waffel recheado com damasco), entre outros. Veja abaixo algumas receitas

Torta Toffee com ganache de especiarias (Casa Bela)

Rendimento: 24 unidades

Massa

200g de manteiga

125g de açúcar de confeiteiro peneirado

125g de amêndoas em pó

1 ovo

Essência de baunilha em gotas

260g de farinha de trigo peneirada

Preparo

Misture a manteiga, a amêndoa, o açúcar de confeiteiro, o ovo e a baunilha na batedeira. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo. Retire a massa da batedeira. Polvilhe uma superfície com farinha e vá misturando a massa enquanto trabalha com as mãos. Reparta a massa em três pedaços, forme bolinhas e achate. Envolva em papel filme e leve à geladeira por 2 horas. Modele em círculos de 8 cm de diâmetro em forminhas. Deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno a 160ºC até dourar. Reserve.

Caramelo toffee

540g de açúcar

200g de creme de leite fresco aquecido.

187g de manteiga

Preparo

Derreta o açúcar até ficar na cor caramelo (amolecido). Acrescente o creme de leite fresco aquecido e espere encorpar. Finalize com a manteiga e misture até ficar homogêneo. Reserve.

Ganache de especiarias

200g de chocolate meio amargo

200g de creme de leite

Especiarias em pó

Preparo

Derreta o chocolate com o creme de leite e as especiarias até ficar cremoso e homogêneo. Reserve.

Montagem da torta

Coloque o caramelo toffee sobre a tortinha e cubra com a ganache de especiarias. Decore e deixe gelar.

Prato do Opa – (vovô, em português) - (Casa Bela)

Rendimento: serve 2 pessoas

Purês de batata

250g batata

Pitada de noz moscada

1 colher de sopa de manteiga

30 ml de leite

Alho-poró fatiado fino

Chicória fatiada

Gorgonzola

Preparo

Descasque e cozinhe as batatas com sal. Depois de escorrê-las, amasse-as e tempere-as com a manteiga, leite, noz moscada e ajuste o sal. Reserve. Divida o purê em duas partes: em uma, coloque o alho-poró fatiado, na outra, a chicória e o queijo gorgonzola. Reserve.

Stamppot

100g de batata

30g de cenoura

30g de cebola

Manteiga

Sal

Noz moscada

Preparo

Cozinhe os legumes na pressão. Depois de escorrê-los, amasse-os e tempere-os com sal, noz moscada e manteiga.

Molho

150 ml de molho de carne

6 unidades de cebola em conserva

1/2 maçã verde descascada em fatias

Preparo

Ferva o molho de carne, acrescente a cebola em conserva e a maçã. Cozinhe até que a maçã fique macia.

Filet Mignon

400g de filet mignon

Sal

Pimenta do reino

Preparo

Corte o filet mignon em escalopes de 100g cada. Tempere com sal e pimenta do reino. Grelhe até o ponto desejado.

Montagem

Coloque os purês intercalados no fundo de uma travessa. Acomode os escalopes grelhados sobre os purês. Cubra com o molho, decorando com as cebolas e a maçã. Sirva quente.

Flor da terra (Casa Bela)

Rendimento: 24 unidades

Rosas de biscoito

250g de manteiga sem sal

330g de açúcar refinado

180g de claras de ovos

200g de farinha de trigo

5g de extrato de baunilha

Preparo

Bata todos os ingredientes na batedeira até ficar homogêneo. Modele com saco de confeiteiro em discos. Asse, preferencialmente em uma base de silicone (para não grudar), a 190ºC de 8 a 10 minutos. Modele as pétalas com a massa ainda quente até formar a rosa. Reserve.

Bolo

3 ovos

1 1/2 xícara de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de chocolate em pó

1/2 xícara de óleo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal

1 xícara de chá de água quente

Preparo

Bata os ovos com o açúcar, o óleo, o achocolatado e a farinha. Adicione a água quente e, por último, a farinha. Misture. Asse a 180ºC por 40 minutos. Reserve.

Brigadeiro de hortelã

1 lata de leite condensado

100 ml de leite

1 maço de hortelã

Preparo

Bata o leite com as folhas de hortelã. Ferva o leite. Acrescente o leite condensado e ferva até encorpar. Reserve.

Montagem

Esfarele o bolo e forre o fundo do potinho. Coloque 1 colher de sopa cheia de brigadeiro de hortelã. Cubra com mais um pouco do bolo esfarelado. Decore com a rosa de biscoito e sirva.

Hollandse Verbogen - Escondidinho Holandês (Martin Holandesa)

Purê

250g batata cozida e espremida

3 folhas de escarola

½ cenoura ralada.

1 colher de manteiga

100 ml de leite

Sal a gosto

Recheio

100g de bacon em cubos e fritos

1 eisbein cozido, desossado e cortado em pedaços grandes

100g de salsicha schüblig

50g de salsicha cervela

50g de salsicha weisswurst

50g de cebola

100g de queijo cremoso

50g de muçarela

50 ml de creme de leite fresco

Preparo

Faça um purê, juntando a batata, a manteiga e o leite, deixando-o macio. Divida-o em duas partes iguais. Em uma delas, misture a cenoura e, na outra, a escarola e o bacon. Reserve. Para o recheio, refogue o joelho de porco desossado, as salsichas e as cebolas fatiadas. Tempere a gosto. Em outra panela junte o queijo cremoso, a muçarela e o creme de leite. Em fogo baixo, mexa até a mistura ficar homogênea. Em um refratário, monte o escondidinho em camadas: purê de cenoura, recheio, purê de escarola e o creme de queijo. Leve ao forno para gratinar.

Serviço

36ª Expoflora

Holambra

Até 24 de setembro

Sexta a domingo

Das 9 às 19 horas

R$ 46

19 3802.1499


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: