Anunciar

A Cozinha do Quilombo Sexta, 19 de Agosto de 2016

Compartilhe

Peixe à moda Quilombola, Canjiquinha com carne, Galinha com mandioca e Picadinho de mamão com carne seca no Saberes e Sabores

O chef Marcelo Reis prepara recebe neste sábado no Espaço Saberes e Sabores um delicioso almoço da culinária quilombola. O cardápio faz parte da programação da exposição fotográfica e o lançamento do livro “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”. Serão servidas quatro receitas tirada do livro: Peixe à moda Quilombola, Canjiquinha com carne, Galinha com mandioca e Picadinho de mamão com carne seca.

A exposição e o livro são resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Dagaz, que mapeou e visitou 29 Comunidades Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro, identificando histórias, costumes e suas culturas culinárias. A mostra irá contemplar as obras dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa e Lidiane Camillo. Durante, o evento está programa apresentações culturais, como a Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Os Quilombos, conhecidos por abrigar os escravos refugiados no período colonial, se originaram em locais escondidos e fortificados, no qual os negros viviam de acordo com a cultura africana. Nessa época, o Brasil abrangeu centenas de quilombos, sobretudo, nos estados da Bahia, Pernambuco, Goiás e Alagoas. Ainda ativas por se localizarem em territórios afastados, as comunidades remanescentes tem presença resistente, também, no Rio de Janeiro.

Serviço

Espaço Saberes e Sabores

Rua Garça, 43. Vila Industrial. Campinas.

19 99543.1772

20 de agosto de 2016 (sábado)

A partir das 12h


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: