Anunciar

Arena gastronômica em Valinhos Segunda, 04 de Setembro de 2017

Compartilhe

Durante a 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a chef Fabi Prado e outros 27 chefs ensinarão receitas à base de cogumelos e carne de cordeiro

Uma Arena Gastronômica, que compreende cursos sobre receitas elaboradas com carne de cordeiro e cogumelos de diferentes espécies, é a grande atração da  1ª ExpoAgro e 11ª Nacional das Raças Dorper & White Dorper que ocorre esta semana em Valinhos.

A Arena será comandada pela chef Fabi Prado, especializada em gastronomia funcional, ou traduzindo, mais saudável. “Ensinaremos desde preparos simples, como a paleta de cordeiro assada, até as mais sofisticadas, a exemplo do ragu de cordeiro. Dentre algumas receitas, teremos doces com cogumelos”, diz Fabi.

A proposta é desmitificar que apenas determinados cortes de cordeiro e cogumelos podem ser utilizados na culinária. Para tanto, ela e outros 27 chefs renomados, dos quais muitos são ex-participantes de importantes reality show gastronômico da televisão, vão se desdobrar em uma sequência de cursos durante a exposição.

Já confirmaram presença chefs de São Paulo, Valinhos, Campinas e região. Todas as receitas serão compartilhadas no livro “Nacional 2017: Segredos e Receitas com Cordeiros e Cogumelos”, que será lançado durante a mostra com tiragem inicial de mil exemplares.

Em relação à carne de cordeiro, os cortes mais procurados nos restaurantes continuam sendo o carré, o stinko e a paleta, enquanto redes de fast-food dão preferência ao hambúrguer. De qualquer forma, o consumo de carne de cordeiro ainda é tímido em comparação às proteínas. Segundo o IBGE, o consumo médio por habitante/ano é de apenas 1 quilo, enquanto que o de carne de boi é superior aos 30 quilos.

Muitos atribuem uma possível rejeição ao odor característico da carne dos animais abatidos em idade avançada. “Hoje, os cordeiros são abatidos jovens, com menos de 150 dias, cuja carne é menos tenra e tem um sabor muito suave. Ela tem baixo teor de gordura, que ao contrário de outras proteínas, é rica em ácidos graxos benéficos à saúde, é mais digestiva e tem mais ferro do que o frango ou o peixe, por exemplo”, explica a chef, que tem propriedade no assunto: “tenho familiares que criam ovinos e já vivenciei todo o processo, do abate ao porcionamento dos cortes”, lembra Fabi.

Cogumelos: saborosos e funcionais

Seja em risotos, massas, refogados, molhos e até saladas, cogumelos como Shitake, Shimeji, Paris ou Porcini dão aos pratos um toque todo especial. Mais popular entre os brasileiros, o Shimeji, servido em praticamente em todos os restaurantes da cultura japonesa, é uma das espécies mais consumidas. Em geral, os cogumelos são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, ajudando a impulsionar o sistema imunológico no controle da diabetes, asma e alergias. “Estudos científicos realizados pela Universidade de Osaka, no Japão, indicam que o Shimeji é eficaz no tratamento contra o câncer”, comenta Fabi.

Do cordeiro aos cogumelos, tudo se aproveita

Da alta gastronomia às casas mais simples, o conceito de total aproveitamento dos alimentos é uma realidade. O cordeiro oferece infinitas possibilidades de preparo, indo além do tradicional carré. Um exemplo típico pode ser visto na França, onde os ossos, depois de assados e triturados, dão origem a uma farinha usada para encorpar molhos e caldos.

Cozida lentamente até desmanchar, a carne do pescoço é o principal ingrediente do ragu de cordeiro, até mesmo os stinkos (corte acima dos joelhos) se transformam em receitas saborosas nas mãos de grandes chefs.

 Já os talos dos cogumelos podem ser cozidos e trituradas para compor receitas de massas tipo pappardelle, um pouco mais larga e achatada. “Tanto os cortes de cordeiro como os mais variados tipos de cogumelos, sempre tiveram uma excelente aceitação entre os chefs de cozinha. São iguarias com sabores particulares, que se destacam entre outros ingredientes e podem ser preparados com diversas técnicas”, afirma a chef.

Serviço

1ª ExpoAgro Valinhos e 11ª Nacional das Raças Dorper e White Dorper

Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini,

Rua Dom João VI, 82. Jardim Planalto. Valinhos.

De 3 a 8 de outubro

19 98178.6030

Entrada: 1 quilo de alimento não perecível

Promoção: ABCDorper e Monte Cogumelos, com apoio da Prefeitura de Valinhos.


Compartilhe




Anunciar

© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: