Quattro Stagioni

Socialize:

Novembro azul Quinta, 16 de Novembro de 2017

Veja quais os alimentos bons e ruins para prevenção contra o câncer

O mês de novembro é o momento de conscientização do público masculino para importância da prevenção do câncer de próstata. A visita ao médico periodicamente é essencial, lembrando a todos que é preciso cuidar da saúde para uma vida longa e saudável. Um dos principais pontos quando se fala em saúde e prevenção é a alimentação.

Existem alimentos que são indicados na prevenção contra o câncer. De acordo com a nutricionista clínica da LC Restaurantes Vanessa Caluete, os alimentos de um modo geral possuem características funcionais. Atuam na prevenção e no tratamento de inúmeras patologias, incluindo o câncer.

“Como agentes antioxidantes, alguns alimentos combatem radicais livres, que podem combater células cancerígenas. Os Isocianatos, encontrados nos brócolis, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, por exemplo, apresentam ação quiomiopreventiva. A partir dessas informações e estudos científicos, podemos concluir que a alimentação tem papel diretamente ligado ao desenvolvimento da doença ou não”, argumenta.

A lista de alimentos e substâncias do bem é grande. O licopeno, substância carotenoide encontrada no tomate, goiaba, melancia, cenoura e mamão, é aliado nesta luta. E não está sozinho. “Um agente antioxidante que encontramos no chá verde pode baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata e ainda temos o azeite e linhaça que são ótimos”, acrescenta.

Em contra partida, alguns hábitos e alimentos comuns na rotina corrida dia a dia são extremamente prejudiciais à saúde e podem contribuir no surgimento de células cancerígenas. Estão na lista negra consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e falta de atividade física regular.

“Alimentos contra indicados são frios e embutidos, frituras, alimentos ultraprocessados, ricos em gordura trans como biscoitos e salgadinhos, carnes processadas, alimentos em conserva artificiais e enlatados, e temperos industrializados”, alerta Vanessa. A regra da vida é manter o equilíbrio e sempre buscar por alternativas saudáveis.

 

 

 


Compartilhe




© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: