Quattro Stagioni

Socialize:

Conheça os tipos de recepção Sábado, 02 de Dezembro de 2017

Veja os detalhes dos serviços formais (à francesa e à inglesa) e os serviços informais (à americana e à brasileira)

Etiqueta à mesa é a forma como as pessoas se portam à mesa em situações sociais, de modo a demonstrarem pertencer a determinado grupo social. Geralmente, esses grupos são aqueles de predomínio numa sociedade, seja essa um predomínio social, político ou cultural. A etiqueta nos dias de hoje já está menos rígida, bem mais flexível do que era antigamente.

Serviço à francesa

Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros, nobres). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

Neste serviço, deve-se tomar precauções dobradas, nada pode dar errado; o garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Os pratos saem montados e decorados da cozinha.

Os lugares à mesa são marcados com porta-cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar. O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir , pois o garçom o fará.

O serviço sentado à mesa pode ser feito através do serviço à inglesa, à inglesa direto ou indireto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.

Existem alguns equívocos de como são retirados os pratos no caso de serviço à francesa (e inglesa), o correto é que os pratos sejam servidos e retirados pelo lado esquerdo: na troca, retira-se o prato pela esquerda e coloca-se o novo prato pela direita.

Serviço à americana

O almoço ou jantar é disponibilizado em aparadores, em pontos estratégicos na festa. É uma forma prática e perfeita para quem quer uma festa mais despojada e dinâmica. É perfeitamente possível ter requinte e bom gosto, por isso está presente em muitas festas, incluindo as festas de luxo. O cardápio, em geral, é mais variado e fica à disposição por mais tempo, permitindo, ao convidado, se servir quando e quantas vezes desejar. Também é uma festa com mais movimento.

Serviço empratado

O próprio nome já diz: os pratos já vêm montados da cozinha para cada convidado, que precisa estar devidamente acomodado na mesa. Há mais conforto para os convidados em especial festas que a maioria são convidados não tão jovens ou ainda uma festa mais tradicional. É mais formal e os convidados jantam praticamente no mesmo intervalo de tempo. É comumente usado como sinônimo de serviço à francesa.

Serviços volantes

Ao tratarmos dos tipos de serviços, devemos lembrar que existem basicamente dois tipos: ou as pessoas sentam-se à mesa ou ficam em pé. O serviço volante é usado quando se recebe grande número de convidados e é impossível sentá-los à mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento. No entanto, é de bom tom providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas.

A mesa deve ser arrumada com as travessas de iguarias antes que os convidados a ela se dirijam. Numa ponta da mesa posicionam-se os pratos empilhados, com o cuidado que cada pilha contenha no máximo dez pratos. Os talheres também devem ser arrumados. Quando escolher o cardápio, tenha cuidado em selecionar comidas que dispensem o uso de facas, e os guardanapos podem ser de papel.

Serviço à brasileira

É o tradicional serviço familiar que se realiza nas casas brasileiras. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.

 


Compartilhe




© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: