Quattro Stagioni

Socialize:

Salva Vida Terça, 13 de Junho de 2017

A receita de Dani Lopes para o lanche do Super Mega Burger da EPTV

Para participar do Super Mega Burguer, concurso promovido pela EPTV, a arquiteta e chef Dani Lopes foi buscar inspiração no universo da sálvia. Em latim o nome da erva significa salva vida. Por isso ela batizou o lanche como “Salva Vida”. Veja abaixo a receita que ficou entre as 10 melhores classificadas do concurso.

Salva Vida

Lanche

Ingredientes

Pão caseiro com crosta de gergelim

Hambúrguer

Alface americana cortada em fatias finas

Molho de sálvia com requeijão

Conserva de cebola roxa e aipo

Queijo tipo Gouda ralado

Batata-doce chips

Montagem

Coloque o hambúrguer para grelhar em um grill. Na hora de virar o hambúrguer de lado para grelhar, coloque as duas metades do pão para dar uma aquecida. Assim que o pão estiver aquecido, retire do grill para montar o lanche e enquanto isso mantenha o hambúrguer grelhando. Coloque a parte debaixo do pão em uma tábua, passe o molho de sálvia levemente, por cima uma camada da alface americana, depois espalhe a conserva de cebola por cima e, por último, o molho de sálvia. Depois dessa montagem, volte para o grill, verifique se o hambúrguer está no ponto desejado. Acrescente o queijo tipo Gouda sobre a carne para derreter (com uma bisnaga, espirre um pouquinho de água ao redor do hambúrguer e feche o grill para que o queijo derreta mais rápido). Quando o queijo derreter, coloque o hambúrguer sobre o pão já montado e feche com a parte de cima dele. Sirva logo em seguida acompanhado com batata-doce chips e molho de sálvia extra.

Pão

Ingredientes

1 ovo

60g de fermento biológico

1 colher de sopa cheia de açúcar

1 colher de sobremesa de sal

½ xícara de chá de óleo

1 xícara de chá de água

800g de farinha (aproximadamente)

Crosta

2 gemas de ovos

Gergelim para polvilhar

Preparo

Coloque em uma batedeira de massa o ovo, açúcar, sal, óleo e quase toda a farinha. Misture um pouco com uma colher, ligue a batedeira e adicione água aos poucos. Coloque o fermento e ligue a batedeira novamente, terminando de adicionar a água. Bata até que a massa fique homogênea. Se a massa ainda estiver grudenta, polvilhe farinha aos pouco e bata novamente até que a massa fique lisa. Reparta-a em 12 bolas, modele os pães e coloque para crescer em lugar quente. Essas bolas irão aumentar de tamanho, em dias quentes elas crescerão mais rápido, e é só nesse momento que estarão prontas para ir para o forno. Antes de colocar no forno, pincele com o ovo batido e depois salpique as sementes de gergelim sobre elas. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por, no máximo, 20 minutos (vai depender do forno).

Hambúrguer

Ingredientes

700g de fraldinha

300g de paleta de porco

Pimenta-do-reino socada no pilão

Sal a gosto

Preparo

Passe cada carne duas vezes no moedor. Misture bem com as mãos as carnes já moídas e reserve na geladeira até o momento de montar o hambúrguer. Na hora da montagem, tempere com sal e pimenta-do-reino e faça bolas de aproximadamente 90g. Jogue-as de uma mão para a outra para que fiquem homogêneas, para depois dar forma ao hambúrguer.

Molho de sálvia

Ingredientes

80 folhas de sálvia fresca

2 copos de requeijão

16 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de manteiga

Suco de 1 limão siciliano

Preparo

Pique as folhas de sálvia finamente. Em uma panela aqueça o azeite em fogo baixo e antes de começar a ferver, despeje as folhas de sálvia e deixe no fogo até que elas soltem o aroma no azeite. Quando a sálvia começar a escurecer, desligue o fogo. Aguarde o azeite ficar morno e, logo em seguida, despeje o copo de requeijão e a manteiga na mistura, batendo ligeiramente com um fuê (batedor). Quando os ingredientes estiverem bem misturados, adicione o suco do limão e volte a bater, até que o molho fique consistente.

Conserva de cebola roxa e aipo

Ingredientes

2 cebolas roxas médias cortadas em tiras

4 talos de aipo cortados finamente

1 fio de azeite para refogar

½ xícara de chá de vinagre de maçã

3 colheres de sopa rasa de sal

5 colheres de sopa cheia de açúcar

Água filtrada para cobrir

Preparo

Corte as cebolas e os talos de aipo e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola roxa e o aipo em um fio de azeite, polvilhando um pouco do açúcar. Em uma tigela misture bem o vinagre, o sal e o restante do açúcar (mexa para dissolver bem). Coloque a cebola e o aipo já refogados em um vidro com tampa, despeje a mistura do vinagre, sal e açúcar, e cubra com água filtrada, até que a cebola e o aipo estejam cobertos pelo líquido. Dê uma chacoalhada no recipiente para misturar bem e conserve na geladeira. Use-a após um dia.

Batata-doce chips

Ingredientes

4 batata-doce

Sal a gosto

Preparo

Descasque as batatas, seque-as com papel toalha, e corte em fatias finas com um mandolin (cortador) ou descascador de legumes. Tempere levemente com sal e, logo em seguida, frite em óleo bem quente. Quando a batata começar a dourar, retire do óleo e coloque para secar em papel toalha.


Compartilhe




© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: