Quattro Stagioni

Socialize:

Jantar Russo Sexta, 01 de Dezembro de 2017

As receitas de Michel Lebedka vencedoras do chef Decor 2017

A influência da Rússia está no DNA, nas panelas e agora no troféu que ele levou pra casa: com um menu típico e receitas de família, o designer de interiores Michel Lebedka conquistou a predileção do júri e foi escolhido o vencedor do Chef Decor 2017, que reuniu cinco profissionais de arquitetura e decoração de Campinas numa competição gastronômica inédita no meio. O resultado foi anunciado em um coquetel na Artzzi Contemporânea.

O segundo lugar foi para a arquiteta Letícia Telles, cuja inspiração também veio de longe para encantar paladares: em seu jantar, ela preparou pratos de origem tailandesa.

Em 47 dias de duração, o Chef Decor contou com cinco jantares semanais preparados por cada um dos candidatos nas cozinhas das lojas que apoiaram o projeto: Todeschini, Ornare, Romanzza, Lovato Marcenaria e Elettromec. Além dos dois primeiros colocados, participaram das provas os arquitetos Roseana Monteiro, Fernando Consoni e Marcos Xavier.

Num emocionante agradecimento ao ser anunciado como o ganhador, Lebedka evocou o afeto por suas raízes como motivação. “Podem ter certeza de que ali, naqueles pratos, tinha muito de mim e da minha história. Muito obrigado por esse reconhecimento”, disse ele ao receber o troféu das mãos do organizador do Chef Decor, o publicitário Lenine Faria, da Prosa Branding.

O júri fixo do Chef Decor foi formado pelo chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, que também atuou como consultor técnico das provas; pelo designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas, e por Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais.

A cada jantar, um convidado integrou a mesa de deliberação: a colunista social e presidente da Revista Absoluta, Betty Abrahão; o apresentador do programa Pop Station da Band Campinas, Douglas Mann; o jornalista, chef e consultor gastronômico Manuel Alves Filho; a jornalista gastronômica Érica Araium e o gerente de qualidade do IFBG, Ávila Wenceslau.

As notas foram compostas ainda, embora com peso menor, pela votação realizada nas redes sociais do Chef Decor no dia 24 de novembro, quando o arquiteto Fernando Consoni, que concebeu e serviu um menu paraense em seu jantar, foi escolhido como o favorito do público.

O menu vencedor

O cardápio de Lebedka teve como entrada a famosa sopa Borsch, de beterraba, servida em um prato envolvido em gelo, numa alusão à gélida Sibéria.  O prato principal foi o Churrasco Russo (chachlik ou shashlik) com pernil suíno e bacon, servido com molho agridoce de laranja e acompanhado da torta Kurnik, com massa, panquecas e recheio de shimeji, shitake e batatas.

O sous chef de Lebedka foi o seu sócio no escritório Contemporare, o arquiteto Marcelo Dias, que contribuiu com delicadeza e apuro estético para o sucesso do jantar – foi dele a montagem da sobremesa típica Muraveinik, ou formigueiro, servida sobre uma “pintura” de chocolate branco tingido nas cores da bandeira russa. O menu, como em todas as provas, foi harmonizado com vinhos da Adega Abadesco.

Jantar de Michel Lebeka

Entrada - Sopa Borsch

Ingredientes

2 beterrabas

1/2 colher (sopa) de manteiga

1 cebola pequena

1/2 cenoura

1 colher (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de caldo de carne

1 colheres (sopa) de caldo de limão

1 метана (zmetana) (creme azedo) como não temos esse ingrediente no Brasil, substituir por uma mistura de 1/4 xícara (chá) de iogurte natural + 1/4 xícara de chá de nata

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Endro (dill) fresco

Preparo

Cozinhe as beterrabas na panela de pressão ainda com casca e descasque depois de cozidas, para facilitar; reserve a água do cozimento. Pique as cebolas em pedaços bem pequenos, as beterrabas em cubos pequenos e rale as cenouras; reserve. Numa panela grande, derreta a manteiga, refogue a cebola e as cenoura em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos. Acrescente a beterraba, o açúcar, o caldo de carne e aumente o fogo até levantar fervura. Em seguida, reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que todos os vegetais estejam bem macios. Desligue o fogo e deixe esfriar. Adicione o caldo de limão. Tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino. Se necessitar de mais caldo, adicionar a água do cozimento das beterrabas. Para servir fria, leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Na hora de servir misture a Зметана (zmetana) ou substituto, por ultimo adicione raminhos de endro (dill).

Prato Principal - Churrasco Russo

Ingredientes

1kg de pernil de porco

1 pedaço grande de bacon

Maionese

Palitos de churrasco divididos ao meio

Condimentos e especiarias a gosto

Preparo

Cortar o pernil e o bacon em cubos, espetar o bacon entremeado ao pernil, temperar tudo a gosto juntamente com a maionese, deixar em descanso por 48 horas na geladeira. Fritá-lo com a frigideira untada, sempre virando até ficar todo dourado.

Molho agridoce de laranja

Ingredientes

1/2 xícara água

1 colheres (sopa) suco de laranja

1/2 xícara açúcar mascavo

1/4 xícara vinagre de arroz

1 colher (sopa) molho shoyu

1/4 xícara suco de limão

1/2 colher (chá) gengibre fresco amassado

1/4 colher (chá) alho amassado

1 colher (sobremesa) cebolinha picada

1/4 colher (chá) pimenta vermelha

Preparo

Combine todos os ingredientes em uma panela sobre fogo alto, misturando frequentemente. Quando ferver, remova do fogo e deixe esfriar.

Torta Kurnik

Ingredientes

Massa folhada

Panquecas

1 parte de ovo

400ml de leite

6 colheres de sopa com uma colina de farinha

Sal e açúcar

Recheio

450g de cogumelos shitaque e shimeji

Cebolas

Batatas

Ovos cozidos

Cheiro verde

Sal e temperos

Requeijão

Preparo

Preparar as panquecas o mais finas possível. Preparar os recheios individualmente: cogumelos shitaque e shimeji; batatas cozidas em cubos com manteiga e requeijão; ovos cozidos. Montar a torta começando por uma camada de massa folhada, colocar as batatas com requeijão, cobrir com uma camada de panquecas. Colocar a camada de cogumelos com os ovos e cobrir com a massa folhada. Levar ao forno por 20 minutos ou até a massa ficar dourada. Se preferir, pincelar com gema de ovo para dourar a massa.

Sobremesa - Muraveinik : Formigueiro

Ingredientes

Massa

200g de manteiga

100g de açúcar

100ml de leite

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

700g de farinha

Creme

1 lata de leite condensado

150g de manteiga

Preparo

Comece pelo creme: ferva a lata de leite condensado até ponto de doce, deixe esfriar e misture com a manteiga; reserve. Passe então para a massa: misture a manteiga e o açúcar. Adicione leite, sal, bicarbonato de sódio e farinha. Sove a massa, abra com rolo e corte-a em pedaços. Coloque os pedaços de biscoito em uma assadeira. Asse em forno a 180º C por 25 a 30 minutos. Quando os cookies já tiverem esfriado, quebre-os em pedaços (mas não muito pequenos), evitando migalhas. Misture os biscoitos quebrados ao creme e forme um montinho. Leve-o à geladeira de um dia para o outro. Depois cubra o bolo com raspas de chocolate amargo.


Compartilhe




© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: