Quattro Stagioni

Socialize:

Duas receitas especiais com azeite Quarta, 23 de Agosto de 2017

Molho Pesto de Rúcula e Antepasto de Queijo: versáteis e irresistíveis

Não se sabe exatamente sua origem, mas há cinco mil anos já era usado no Mediterrâneo Oriental e na Ásia. Vai bem com peixes, carnes, aves, massas, molhos e até mesmo para dar o toque final na pizza. Também compõe medicamentos e cosméticos. É o azeite de oliva, que oferece toda esta versatilidade e muito mais.

Além de conferir um sabor sem igual, seja como tempero ou ingrediente de destaque nas receitas preparadas para a família e os amigos, é rico em nutrientes e funcional: pesquisa da Universidade de São Paulo mostrou que seu consumo regular no lugar da manteiga ou margarina pode reduzir em 40% o risco de doenças do coração.

“Os azeites são fontes de gorduras monoinsaturadas, popularmente chamadas de gorduras boas, reduzindo os níveis de colesterol ruim e prevenindo a obstrução das artérias”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“Em complemento, produz muito menos radicais livres, que danificam as células da pele, quando metabolizado, em comparação com outras opções como os óleos vegetais refinados”, diz. “Uma dica gostosa para o dia a dia é colocar o azeite com ervas em forminhas de gelo, levar ao freezer e utilizar com torradas e pães, fica ótimo”, sugere.

Tipos e segredos

De acordo com sua fabricação, o azeite pode se dividir em duas categorias: Virgem, com nível de acidez de até 2% e mais resistente ao calor, ideal para uso culinário; e Extra Virgem, mais purificado, com acidez que não ultrapassa 0,8%, recomendado para preparações frias ou saladas.

Nas lojas do Oba Hortifruti, os clientes podem optar pelos produtos de qualidade da linha Oba Bem Querer (nas versões italiano extravirgem, português tradicional extravirgem e português premium) e Olitalia, composto de azeites de oliva refinados e virgens.

“Ao contrário do que muita gente pensa, o azeite virgem pode ser aquecido, apenas devemos evitar temperaturas muito altas, como nas frituras de imersão, mas é perfeito para refogar temperos, preparações assadas e cozidas”, indica Renata.

Molho Pesto de Rúcula

Ingredientes

5 dentes de alho descascado

2 xícaras (chá) de folhas de rúcula sem os talos

1 colher (chá) de sal

½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco

5 colheres (chá) de nozes sem casca

150 g de queijo parmesão ralado

1 xícara (chá) de azeite de oliva Oba Bem Querer

Pimenta do reino a gosto

Preparo

Bata no mixer o alho, o manjericão, a rúcula e as nozes. Transfira para uma vasilha e acrescente os demais ingredientes. Misture bem. Use em massas ou saladas de folhas.

Antepasto de queijo

Ingredientes

200g de parmesão em pedaço

1 cebola média

½ pimentão vermelho

½ pimentão amarelo

½ pimentão verde

100g de azeitonas pretas sem caroço

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva Olitalia

1 colher (chá) de orégano 

Sal a gosto

Preparo

Corte o parmesão em lascas e reserve. Corte a cebola e os pimentões em tiras finas. Coloque tudo em um refratário e misture os demais ingredientes, delicadamente. Leve ao forno até que o parmesão derreta. Sirva com pães e torradas como aperitivo ou como salada.


Compartilhe




© 2013. Todos os direitos reservados.

Design: